Aprendendo com os Livros
“ Participar do projeto foi legal e divertido, pois aprendemos muitas coisas novas com as brincadeiras.
Gabriela Broll Cantarelli | aluno(a)
Expedição Investigativa
Pergunta Exploratória; Como a literatura pode vir a beneficiar os alunos no processo de aprendizagem? a Expedição Investigativa aconteceu a partir de uma visita ao cinema para assistir ao filme “Rio”, além disso também foram realizadas investigações via jogos, leitura de histórias infantis e passeio pelas pracinhas da cidade. Os alunos entraram em contato com a literatura e dramatização e, com isso, estimulou-se o aprimoramento da criatividade e do desenvolvimento da aprendizagem.
Objetivos
Fornecer subsídios para o aprimoramento e desenvolvimento da aprendizagem com significado e prazer.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem é formada por professores; funcionários; equipe diretiva; pais e toda comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
* Visitas à Biblioteca da escola e leitura de histórias infantis: Capacidade de leitura e escrita;
* Dramatização a partir de peças teatrais a partir de histórias trabalhadas em aula: Memória; criatividade; interpretação e organização;
* Jogos com representação de papéis sociais que estimulem a linguagem corporal, oral e escrita (mímica): Auxiliar no processo de leitura e escrita;
* Hora da Leitura – semanalmente os alunos lerão uma história em sala de aula e farão a exposição da mesma aos colegas: Ampliação do vocabulário, reconto de história, organização sequencial de texto.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a Expedição Investigativa, em sala de aula, foi feito um conselho de grupo com os alunos que, de posse das informações colhidas via processo investigativo, decidiram que o título do projeto a ser desenvolvido ao longo do ano é: “Aprendendo com os Livros.”