APRENDENDO NO RÍTMO DA MÚSICA
Expedição Investigativa
No dia 19 de agosto foi realizado o Passeio curioso, na Oficina de Música do CRAS de Tapera, com o objetivo de descobrir curiosidades sobre a música. Fomos recebidos pelos alunos e pelo professor Arlei Zamboni com uma canção. Os dois instrumentos que mais chamaram atenção da turma foi o violão e o canron, aguçando ainda mais a curiosidade dos pequenos.
Objetivos
Despertar e estimular o interesse pelas cantigas infantis e por um dos instrumentos que as compõem de forma lúdica e prazerosa.
Comunidade de Aprendizagem
Família dos alunos, alunos e professores da Oficina de Música do CRAS, Wellington de Oliveira Rodrigues( tio do aluno Joaquim), Professores de Música da Escola: Carla e Alessandro.
Articulação com o currículo
Cores – quais as cores dos violões...
Sons – alto, baixo. Leve, agudo...
Linguagens - oral
Letras – partituras das músicas... escrita da palavra... letra inicial... letra final.. a cada letrinha do alfabeto que for apresentada a turma, trabalhar um cantiga
Números – número de cordas... número de letras da palavrinha... número de violões que havia na oficina... cantigas relacionada aos numerais...
Família – será que na minha família existe alguém que sabe tocar violão? proporcionar uma tarde para que os membros das famílias venham até a sala tocar violão.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
No relato verbal da turma, o ponto que foi relevante na turma, foi o que não puderam tocar os instrumentos, combinamos que cada um iria fazer um desenho muito lindo de tudo que achou legal em nosso passeio, combinamos também que cada um deveria ter o cuidado para que seu colega não visse o seu desenho, pois seria uma desenho surpresa e depois de pronto, cada um na sua vez iria até o “palco” para apresentar. Após montamos um painel intitulado “O QUE VIMOS EM NOSSO PASSEIO CURIOSO”.