Mundo da leitura
“ É muito bom esse projeto para conhecer as letrinhas e saber o que está escrito.
Andrei Ezequiel Renner Schneider | aluno(a)
“ fiquei muito feliz de ver a Laura me explicando o que aprendeu, na rua quando passeamos e fomos no banco ela me ajudou a ler a máquina, e no passar na faixa me explicou sua importância e pediu para que eu cuidasse também.
Leonice Dutra | responsável
Expedição Investigativa
Fomos na feira do livro participar e as crianças ficaram encantadas pelos livros, diferentes histórias, vinham perguntar qual era o título da história, desejavam o tempo todo saber ler para mergulhar no mundo das histórias. Conhecer um escritor foi encantador para eles que haviam se preparado lendo as histórias deles. Alguns identificavam símbolos no caminho e nos livros também, ficavam orgulhosos de si mesmo por saber o que estava escrito.
Objetivos
Pesquisar para que serve a leitura e o que precisamos saber para aprender ler.
Comunidade de Aprendizagem
Professora Cleonice Barboza– atividade dirigida sobre o corpo humano.
Professora Bruna Pastório - Visita orientada na biblioteca.
Professora Mara Staudt - Mostra do PUFV do Instituto Imaculada.
Articulação com o currículo
Movimento e Música: pesquisas de campo pela cidade, cantos
Natureza e Sociedade: a importância da escrita
Linguagem Oral e Escrita: letras, sons, nome, formação de pequenas palavras, diferenciação de letras e números, símbolos...
Filosofia: a importância do nome
Artes Visuais: desenhos, painéis, trem de sucata, modelagem, colagens com materiais alternativos
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Na rodinha de conversa relatamos como foi nossa expedição, o que vimos e o que fizemos. As crianças fizeram os seguintes comentário e perguntas, que foram uma importante linha de ação para a escolha do projeto:
• Eu quero aprender ler!
• Minha mãe disse que quando cair os dentes, eu vou aprender ler,
• Onde ficam guardadas as letras no nosso corpo?
• Vamos aprender ler?