Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Mundo da leitura É muito bom esse projeto para conhecer as letrinhas e saber o que está escrito.
Andrei Ezequiel Renner Schneider | aluno(a)
fiquei muito feliz de ver a Laura me explicando o que aprendeu, na rua quando passeamos e fomos no banco ela me ajudou a ler a máquina, e no passar na faixa me explicou sua importância e pediu para que eu cuidasse também.
Leonice Dutra | responsável
Expedição Investigativa

Fomos na feira do livro participar e as crianças ficaram encantadas pelos livros, diferentes histórias, vinham perguntar qual era o título da história, desejavam o tempo todo saber ler para mergulhar no mundo das histórias. Conhecer um escritor foi encantador para eles que haviam se preparado lendo as histórias deles. Alguns identificavam símbolos no caminho e nos livros também, ficavam orgulhosos de si mesmo por saber o que estava escrito.

Objetivos

Pesquisar para que serve a leitura e o que precisamos saber para aprender ler.

Comunidade de Aprendizagem

Professora Cleonice Barboza– atividade dirigida sobre o corpo humano.
Professora Bruna Pastório - Visita orientada na biblioteca.
Professora Mara Staudt - Mostra do PUFV do Instituto Imaculada.

Articulação com o currículo

Movimento e Música: pesquisas de campo pela cidade, cantos
Natureza e Sociedade: a importância da escrita
Linguagem Oral e Escrita: letras, sons, nome, formação de pequenas palavras, diferenciação de letras e números, símbolos...
Filosofia: a importância do nome
Artes Visuais: desenhos, painéis, trem de sucata, modelagem, colagens com materiais alternativos

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Na rodinha de conversa relatamos como foi nossa expedição, o que vimos e o que fizemos. As crianças fizeram os seguintes comentário e perguntas, que foram uma importante linha de ação para a escolha do projeto:
• Eu quero aprender ler!
• Minha mãe disse que quando cair os dentes, eu vou aprender ler,
• Onde ficam guardadas as letras no nosso corpo?
• Vamos aprender ler?

Ficha Técnica
Escola
EMEF Francisca Cerutti

Diretor
Márcia Maldaner

Turma
Educação Infantil A

Número de alunos
15

Educadores
Luana Rodrigues, Josemári Eckstein, Márcia Maldaner, Taila Varga.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Apoiadores
SMECDL

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
É sempre bom ver que a turma se envolveu e participou ativamente do projeto, seus olhinhos brilhavam enquanto pesquisavam sobre o mundo da leitura, realmente foi significativo e encantador. Só foi possível pois eles estravam fazendo algo que gostavam e tinham desejo em aprender.
Ana Paula Maciel Lottermann | Professor(a)