Água um bem precioso
“ Após a conclusão desse trabalho, da instalação da caixa da água a nossa turma ficou muito satisfeita por saber da extrema importância de armazenarmos a água para utilizar na limpeza e irrigação das plantas. Também ficamos felizes em ver a mesma cheia de água e já sendo utilizada.
Jorge Luiz e Lenara | aluno(a)
Expedição Investigativa
Após reflexão feita sobre as áreas que necessitam ser trabalhadas com maior ênfase, chegaram à conclusão de que o enfoque do projeto deveria fazer referência ao meio ambiente – água. Dessa forma, a Pergunta Exploratória utilizada foi: Como fazer para aproveitar a água da chuva? Após a aplicação da referida pergunta e conforme tabulação de dados, os professores reuniram as respostas no seguinte tema: Sistema de captação de água.
Objetivos
Conscientizar o maior número possível de pessoas, a partir da comunidade escolar, sobre a importância de economizar água potável, contribuindo, assim, para um aprendizado coletivo e influenciando nas práticas de uso da água em toda a comunidade.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
* Pesquisa sobre aproveitamento e coleta de água na escola: Ambiente urbano: água para todos; conflitos contemporâneos no mundo; recursos naturais; as revoluções técnico- científicas; o consumo de energia e outros recursos naturais e seus impactos no ambiente.
* Cartazes de conscientização, vídeos e peça de teatro: “A economia da água”: Língua Portuguesa: elaboração dos textos que serão usados nos cartazes.
* Sistema de medida de comprimento e medidas de capacidade e volume: Matemática: gráficos e a língua portuguesa na interpretação destes dados.
* Pintura de jogos e brincadeiras no pátio da escola: Utilização de cores, habilidades na criação dos jogos.
* Estudo em grupo de um artigo chamado “Por que falta água nas cidades?”: Leitura e interpretação de textos, confecção de cartazes, dramatização e outros.
* Conscientização histórica do uso da água no nosso município.
* Sistema de captação de água em que se possa organizar formas de aproveitar a água das chuvas na escola.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
De forma democrática, os alunos, através das informações colhidas na Expedição Investigativa, orientada pelos professores, chegaram à conclusão de que precisam estudar mais sobre o aproveitamento e coleta da água. Assim, o projeto trabalhado no 9º ano é: Água um bem precioso.