Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Água um bem precioso Após a conclusão desse trabalho, da instalação da caixa da água a nossa turma ficou muito satisfeita por saber da extrema importância de armazenarmos a água para utilizar na limpeza e irrigação das plantas. Também ficamos felizes em ver a mesma cheia de água e já sendo utilizada.
Jorge Luiz e Lenara | aluno(a)
Expedição Investigativa

Após reflexão feita sobre as áreas que necessitam ser trabalhadas com maior ênfase, chegaram à conclusão de que o enfoque do projeto deveria fazer referência ao meio ambiente – água. Dessa forma, a Pergunta Exploratória utilizada foi: Como fazer para aproveitar a água da chuva? Após a aplicação da referida pergunta e conforme tabulação de dados, os professores reuniram as respostas no seguinte tema: Sistema de captação de água.

Objetivos

Conscientizar o maior número possível de pessoas, a partir da comunidade escolar, sobre a importância de economizar água potável, contribuindo, assim, para um aprendizado coletivo e influenciando nas práticas de uso da água em toda a comunidade.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.

Articulação com o currículo

* Pesquisa sobre aproveitamento e coleta de água na escola: Ambiente urbano: água para todos; conflitos contemporâneos no mundo; recursos naturais; as revoluções técnico- científicas; o consumo de energia e outros recursos naturais e seus impactos no ambiente.
* Cartazes de conscientização, vídeos e peça de teatro: “A economia da água”: Língua Portuguesa: elaboração dos textos que serão usados nos cartazes.
* Sistema de medida de comprimento e medidas de capacidade e volume: Matemática: gráficos e a língua portuguesa na interpretação destes dados.
* Pintura de jogos e brincadeiras no pátio da escola: Utilização de cores, habilidades na criação dos jogos.
* Estudo em grupo de um artigo chamado “Por que falta água nas cidades?”: Leitura e interpretação de textos, confecção de cartazes, dramatização e outros.
* Conscientização histórica do uso da água no nosso município.
* Sistema de captação de água em que se possa organizar formas de aproveitar a água das chuvas na escola.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

De forma democrática, os alunos, através das informações colhidas na Expedição Investigativa, orientada pelos professores, chegaram à conclusão de que precisam estudar mais sobre o aproveitamento e coleta da água. Assim, o projeto trabalhado no 9º ano é: Água um bem precioso.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso

Diretor
Odila Binotto Rossato

Turma
9 ano

Número de alunos
25

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Associação Amigos do Rio Portella, CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Água um bem precioso, tema escolhido após pergunta exploratória da turma. Acompanhada pelos alunos, do planejamento até a execução, alcançando os objetivos a que nos propomos.
Vera Lucia Vizzotto | Professor(a)