Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Ponte que rouba água
Expedição Investigativa

A expedição aconteceu no mês de maio, pelas ruas do Jardim Mayra com intuito de encontrar respostas para a boa pergunta, durante a expedição vimos: passarinho no fio de energia, avião, redemoinho, flores, lixo e ao chegar as margens de um riacho, a curiosidade aumentou: por que o rio está quase sem água? Voltamos para a escola, à maioria das crianças levantaram a hipotese de que a ponte que levava a água embora, por isso a tinha pouca agua. Juntos fomos encontrar as respostas.

Objetivos

Despertar as crianças e a comunidade para a importancia da preservação da água.

Comunidade de Aprendizagem

Visitas: Recebemos visita das Famílias na escola e os alunos realizavam orientações, a partir das descobertas da turma.
Visitamos as famílias onde as crianças falaram da importância de cooperar salvar o planeta da seca.
Durante dois meses cada dia uma criança levava a abelhinha mascote para casa o intuito foi sensibilizar a família a trabalhar em união.

Articulação com o currículo

Linguagem oral e Escrita - Ler interpretar figuras, ouvir e recontar histórias; Pensamento matemático – construção de maquetes. Medir com a mãozinha a largura e o comprimento da ponte visitada na expedição. Artes Visuais e Natureza e Sociedade: Construção de rio na areia, ponte, plantar grama e acrescentar animais nas margens do rio, fotos, desenhos. Desenvolver a criatividade, através de construções e desconstruções de rios e pontes, desenho, pintura, passeios, colagens, cartazes. Músicas e Movimento corporal - música coreografia e passeios.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a expedição investigativa, chegou o momento do conselho de grupo, o assunto descrito por todos era a ponte, o rio que sumiu. Após dialogo em assembleia, o nome escolhido pela turma para o projeto foi: "A PONTE QUE ROUBA ÁGUA”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Aline Luzia

Diretor
Solange Garcia Harala Farias

Turma
Pré I "A"

Número de alunos
22

Educadores
Silvia Maria Arantes do Pinho

Estado
Mato Grosso

Município
Nova Maringá

Cooperativa
SICREDI OURO VERDE MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO NOVA MARINGA

Apoiadores
Martinello e Posto Tibirissá

Assessoria Pedagógica
Izabel Cristina Diniz Rezende de Quadros
Nenhuma questão é tão importante quanto à falta de água no país, não é possível continuar envolvendo a criança num conto de abundância, acreditando que não é preciso economizar. Foi neste contexto que as ações do projeto foram desenvolvidas com as crianças e a família. Oportunizamos situações em que foi possível vivenciarem a problemática da falta de água no Brasil e no mundo. A sensibilização para o problema foi intensamente explorada. Formar conhecimentos para a vida exige vivencia constante.
Silvia Maria Arantes do Pinho | Professor(a)