Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Conhecer para Combater - Nós aprendemos que a dengue é uma doença muito grave e pode levar as pessoas à morte, e que é uma realidade em nosso município que não podemos ficar de braços cruzados, pois é necessário fazer a prevenção para que o mosquito Aedes aegypti não se prolifere, pois esta é a únicas saída para nós.
Grazieli Ritter Ribeiro | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu a partir da visitação à cidade da dengue, que é uma maquete construída pelo fiscal sanitário da Secretaria Municipal de Saúde do município de Tapera o senhor Roberto, visita esta que despertou o interesse da turma pelo assunto, pois voltaram apavorados com a gravidade da doença e gostariam de aprender um pouco mais sobre o assunto.

Objetivos

Conscientizar os alunos sobre os problemas de saúde que esse vírus pode causar às pessoas e mostrar medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito que é o transmissor desse vírus.

Comunidade de Aprendizagem

O trabalho teve a participação de todos os profissionais da escola bem como dos pais, da comunidade em geral, o fiscal sanitário Roberto e pela agente endêmica Verônica Siqueira que contribuíram para a realização desse trabalho junto com os alunos do 8º ano.

Articulação com o currículo

A disciplina de geografia trabalhou sobre a influência do clima na proliferação do mosquito e a disciplina de português ajudou na produção textual do folder.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a realização da expedição investigativa foi realizada a roda de conversa com as turmas do 6,7, 8 e 9º ano. Sendo que o oitavo ano foi a turma que demonstrou grande interesse em estudar o tema da dengue, despertando diversas curiosidades.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Francisca Cerutti

Diretor
Márcia Maldaner

Turma
8º Ano

Número de alunos
9

Educadores
Denize Vogt de Oliveira, Daiana Knudzen Krombauer, Josemári Eckstein

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Apoiadores
Secretaria Municipal de Saúde

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
A turma do 8º ano ficou satisfeita com os conhecimentos adquiridos após esse estudo que até então não tinham consciência da gravidade dessa doença e a partir de agora todos poderão se prevenir melhor contra o mosquito Aedes aegypti que com certeza na próxima estação estará reaparecendo na nossa região e ainda com mais força. O desenvolvimento desse projeto proporcionou um aprendizado que possivelmente não teria acontecido se não fosse através do PUFV.
Cleonice Barboza | Professor(a)