Higiene e alegria, saúde todo dia.
“ O projeto foi bem importante, pois como mãe de primeira viagem tenho dúvidas de como agir com minha pequena. a roda de conversa foi algo muito legal e importante, pois aprendemos coisas importantes para a saúde de nossos filhos.
Marlene Kuntz dos Santos | responsável
Expedição Investigativa
Este projeto surgiu a partir da observação da professora na sala de aula durante as rotinas diárias. A mesma percebeu que algumas das crianças ao chegar na escola apresentavam um quadro acentuado de falta de cuidados pessoais. Tendo na sala de aula, bebês com piolhos.
Objetivos
Proporcionar a saúde e o bem estar da criança a partir do cuidado e vínculo familiar.
• Sensibilizar a família sobre a importância da higiene e saúde da criança como fundamental para o seu desenvolvimento saudável;
• Esclarecer à família sobre procedimentos de cuidado com a higiene da criança a partir de uma abordagem dialógica;
• Envolver a família nas atividades escolares a fim de fortalecer os vínculos familiares e com a escola.
Comunidade de Aprendizagem
Participação da Enfermeira Daiana da Unidade de Saúde Dona Borja e uma Roda de Conversa com as famílias, e professoras da turma.
Envolvimento das famílias na confecção de fantoches sobre a higiene para expor na sala.
Palestra para pais na escola com Dércio e Angelisa Weber.
Articulação com o currículo
Mostrar o rosto da criança no espelho para que primeiramente ela possa se reconhecer;
Mostrar cada parte do seu rosto olhos, nariz orelhas, boca e cabelos, sempre falando o nome de cada parte para que a criança assimile;
Trazer músicas que envolvam gestos e ao mesmo tempo mostre-as apontando cada uma das partes do corpo;
Canções de higiene (exemplos anexados no final do conteúdo);
Teatro de fantoches mostrando uma história que represente aspectos de higiene;
Realizar uma brincadeira que apresentem situações de higiene como, pentear os cabelos, fingir que escova os dentes, realizando sons com a boca;
Aproveitar o momento da rotina escola como, trocas de fraldas, higienização das mãos, rosto, cabelos e troca de roupas para conversar com os bebês. Exemplos: “Agora vamos trocar a fraldinha pra ficar limpinho!”, “Vamos pentear os cabelos e ficar bem bonito”, “Agora que já lanchou vamos lavar o rosto”, etc.