Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Higiene e alegria, saúde todo dia. O projeto foi bem importante, pois como mãe de primeira viagem tenho dúvidas de como agir com minha pequena. a roda de conversa foi algo muito legal e importante, pois aprendemos coisas importantes para a saúde de nossos filhos.
Marlene Kuntz dos Santos | responsável
Expedição Investigativa

Este projeto surgiu a partir da observação da professora na sala de aula durante as rotinas diárias. A mesma percebeu que algumas das crianças ao chegar na escola apresentavam um quadro acentuado de falta de cuidados pessoais. Tendo na sala de aula, bebês com piolhos.

Objetivos

Proporcionar a saúde e o bem estar da criança a partir do cuidado e vínculo familiar.

• Sensibilizar a família sobre a importância da higiene e saúde da criança como fundamental para o seu desenvolvimento saudável;

• Esclarecer à família sobre procedimentos de cuidado com a higiene da criança a partir de uma abordagem dialógica;

• Envolver a família nas atividades escolares a fim de fortalecer os vínculos familiares e com a escola.

Comunidade de Aprendizagem

 Participação da Enfermeira Daiana da Unidade de Saúde Dona Borja e uma Roda de Conversa com as famílias, e professoras da turma.
 Envolvimento das famílias na confecção de fantoches sobre a higiene para expor na sala.
 Palestra para pais na escola com Dércio e Angelisa Weber.

Articulação com o currículo

 Mostrar o rosto da criança no espelho para que primeiramente ela possa se reconhecer;
 Mostrar cada parte do seu rosto olhos, nariz orelhas, boca e cabelos, sempre falando o nome de cada parte para que a criança assimile;
 Trazer músicas que envolvam gestos e ao mesmo tempo mostre-as apontando cada uma das partes do corpo;
 Canções de higiene (exemplos anexados no final do conteúdo);
 Teatro de fantoches mostrando uma história que represente aspectos de higiene;
 Realizar uma brincadeira que apresentem situações de higiene como, pentear os cabelos, fingir que escova os dentes, realizando sons com a boca;
 Aproveitar o momento da rotina escola como, trocas de fraldas, higienização das mãos, rosto, cabelos e troca de roupas para conversar com os bebês. Exemplos: “Agora vamos trocar a fraldinha pra ficar limpinho!”, “Vamos pentear os cabelos e ficar bem bonito”, “Agora que já lanchou vamos lavar o rosto”, etc.


Ficha Técnica
Escola
EMEI MUNDO DA CRIANÇA

Diretor
ALINE PASINATO GRAHL

Turma
BERÇÁRIO 1

Número de alunos
13

Educadores
Carla Toledo de Souza e Adriana Bullé Borba

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Tapera

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO TAPERA

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
Nesse projeto as famílias foram peças principais na realização, o envolvimento delas foi significativo, notei melhoras com os cuidados com os bebês. Agradeço a ajuda de todos pela ajuda e empenho.
Eliana Pierina Pastório | Professor(a)