Alimentação Saudável
“ Com o projeto estou aprendendo a me alimentar melhor, estou evitando comer alimentos que prejudicam a saúde. Estou gostando de participar do projeto para aprender e ensinar os adultos e também vou ensinar a minha sobrinha a se alimentar bem.
Samilly Teixeira Contti | aluno(a)
Expedição Investigativa
A partir da curiosidade dos alunos frente à alimentação saudável, os alunos partiram para a Expedição Investigativa com a seguinte pergunta exploratória: “Como devo me alimentar?”. Com intuito de sanar tal curiosidade, fomos visitar a fruteira da nossa cidade. Na visita, os alunos observaram a variedade de frutas, verduras e legumes, como também, o colorido das frutas e dos legumes, além do verde que predominou na prateleira das verduras, o cheiro das frutas, o formato e o tamanho.
Objetivos
Conscientizar os alunos e a comunidade escolar sobre o valor de uma alimentação saudável.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvidas no projeto.
Articulação com o currículo
* Oficina de Alimentação Saudável com a nutricionista: Saúde e hábitos de higiene alimentar. Produção textual, desenhos e roda de conversa onde puderam expor o que haviam visto.
* Confecção de banners: um com a Pirâmide Alimentar e outro com o exemplo de um prato colorido e saudável: Elaboração dos textos dos banners e desenhos ilustrativos referente à alimentos e nutrientes.
* Elaboração de pratos típicos da cultura gaúcha – café campeiro, para uma merenda coletiva saudável aonde os alunos irão se experimentar como organizadores do café: Saúde; Identificar eventos sociais: Desenhos dos convites do café coletivo, como também os textos.
* Elaboração de uma salada de frutas, para uma merenda coletiva saudável, com as demais turmas do turno da tarde, para comemorar o Dia da Criança, com auxílio dos pais e funcionários da escola, como também os alunos: Saúde; Alimentos e nutrientes.
* Visitação à Companhia Riograndense de Saneamento da Água – CORSAN.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a Expedição Investigativa, a professora, em conjunto com os alunos, em roda de conversa, concluíram que, existe uma variedade muito grande de frutas e verduras, que chamaram a atenção pelo colorido, pelo cheiro. Dentre as coisas que viram, notaram que tinham as que gostavam, as que não gostavam, as que não conheciam e as que ainda não haviam provado. Depois, fizeram uma listagem das coisas que mais gostam de comer e não gostam.