Classificação: Linguagens
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Palco da Palavra Viva Entendi que não é preciso escrita para ler as coisas, basta somente ver a imagem e transformar em histórias com a imaginação. Eu aprendi que é difícil fazer o teatro e o filme, que tem que decorar as falas e repetir as cenas até fazer certinho. E que o filme é feito de cenas igual o teatro. Eu estou escrevendo melhor, meus textos estão maiores, a pontuação está no lugar certo e a escrita está correta.
Arielli | aluno(a)
Expedição Investigativa

A partir do recorte do currículo Linguagens, foi realizada uma Expedição Investigativa no Mundo da Leitura, Museu de Artes Ruth Schneider e ao Museu Histórico Regional de Passo Fundo, com o propósito de responder a pergunta exploratória - que formas de comunicar eu conheço? A experiência foi rica, permitiu ampliar os conhecimentos dos alunos, ou seja, o mapeamento de novos percursos de aprendizagem.

Objetivos

Compreender as diferentes linguagens e gêneros textuais a partir de experiências concretas que estimulam a imaginação, a emoção, a criatividade e afetividade.

Comunidade de Aprendizagem

Mundo da Leitura – Universidade de Passo Fundo (Práticas Leitoras - Audiovisuais);
Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (Exposição Percurso Poético das Cores – 40 anos de Arte Sugestão de Maria Lucina Busato Bueno); (Oficina de Artes - Somos sementes da Natureza);
Contadores de histórias – Projeto Idosos nas escolas e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS Acolhendo com Amor);
Famílias dos alunos;
Arte Educadora e Oficineira Patrícia Horbach – Jogos corporais;

Articulação com o currículo

Índios, afrodescendentes e a multiculturalidade de nosso povo: Vídeos – curta metragem, desenhos de histórias; Roda da diversidade (contação de histórias); Teatro/dramatização de histórias.
Trânsito: Vídeos e histórias em quadrinhos.
Poesia: Músicas (canções e expressão corporal).
Diálogos: Teatralização dos textos lidos.
Jogos cooperativos e brincadeiras: Expressão corporal através de teatro e jogos corporais, dramatização de ações.
Artes plásticas: Confecção de materiais com sucatas.
Produção de textos/ortografia: Criação de textos autorais/resumos/poesias/resenhas...
Dramatização: Teatro/filmes/narrativas...

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Para delimitação do tema do projeto realizamos um processo assemblear, cada aluno teve a oportunidade de manifestar o que mais chamou sua atenção e que gostaria de pesquisar, em seguida organizamos uma votação definindo pela maioria pesquisar sobre o tema - As diferentes linguagens, ou seja, como posso comunicar o que sei de forma oral e visual, com sentimentos e emoções.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Progresso

Turma
4º ano

Número de alunos
13

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Quinze de Novembro

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUINZE DE NOVEMBRO

Apoiadores
Departamento Municipal de Educação e Desporto (DMED)

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
As diferentes linguagens dentro e fora da sala de aula, nas encenações, danças, fotografias e filmagens não programadas, relatadas pelos alunos em conversas informais, mostra o interesse em aprender mais e expressar seus conhecimentos. São vivências do projeto que ficarão na memória dos alunos, que certamente irão ler os textos para além do que está explícito na história.
Luciana dos Santos | Professor(a)