Palco da Palavra Viva
“ Entendi que não é preciso escrita para ler as coisas, basta somente ver a imagem e transformar em histórias com a imaginação. Eu aprendi que é difícil fazer o teatro e o filme, que tem que decorar as falas e repetir as cenas até fazer certinho. E que o filme é feito de cenas igual o teatro. Eu estou escrevendo melhor, meus textos estão maiores, a pontuação está no lugar certo e a escrita está correta.
Arielli | aluno(a)
Expedição Investigativa
A partir do recorte do currículo Linguagens, foi realizada uma Expedição Investigativa no Mundo da Leitura, Museu de Artes Ruth Schneider e ao Museu Histórico Regional de Passo Fundo, com o propósito de responder a pergunta exploratória - que formas de comunicar eu conheço? A experiência foi rica, permitiu ampliar os conhecimentos dos alunos, ou seja, o mapeamento de novos percursos de aprendizagem.
Objetivos
Compreender as diferentes linguagens e gêneros textuais a partir de experiências concretas que estimulam a imaginação, a emoção, a criatividade e afetividade.
Comunidade de Aprendizagem
Mundo da Leitura – Universidade de Passo Fundo (Práticas Leitoras - Audiovisuais);
Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (Exposição Percurso Poético das Cores – 40 anos de Arte Sugestão de Maria Lucina Busato Bueno); (Oficina de Artes - Somos sementes da Natureza);
Contadores de histórias – Projeto Idosos nas escolas e Centro de Referência em Assistência Social (CRAS Acolhendo com Amor);
Famílias dos alunos;
Arte Educadora e Oficineira Patrícia Horbach – Jogos corporais;
Articulação com o currículo
Índios, afrodescendentes e a multiculturalidade de nosso povo: Vídeos – curta metragem, desenhos de histórias; Roda da diversidade (contação de histórias); Teatro/dramatização de histórias.
Trânsito: Vídeos e histórias em quadrinhos.
Poesia: Músicas (canções e expressão corporal).
Diálogos: Teatralização dos textos lidos.
Jogos cooperativos e brincadeiras: Expressão corporal através de teatro e jogos corporais, dramatização de ações.
Artes plásticas: Confecção de materiais com sucatas.
Produção de textos/ortografia: Criação de textos autorais/resumos/poesias/resenhas...
Dramatização: Teatro/filmes/narrativas...
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Para delimitação do tema do projeto realizamos um processo assemblear, cada aluno teve a oportunidade de manifestar o que mais chamou sua atenção e que gostaria de pesquisar, em seguida organizamos uma votação definindo pela maioria pesquisar sobre o tema - As diferentes linguagens, ou seja, como posso comunicar o que sei de forma oral e visual, com sentimentos e emoções.