Transformando o lixo
“ Aprendi a reciclar, percebi que as sucatas se transformam em brinquedos e muitos outros objetos úteis. Aprendi também que não dá pra jogar lixo na rua, pois é ruim e polui a natureza. Me senti muito importante porque o projeto é legal e está gerando conhecimento sobre o reaproveitamento do lixo.
Júlia Jardim Menezes | aluno(a)
Expedição Investigativa
Se jogarmos o lixo em qualquer lugar, o que acontece com a natureza? Foi a pergunta da Expedição Investigativa que instigou a curiosidade dos alunos referente ao lixo, que, muitas vezes, mata animais, prejudicam e contaminam as águas dos rios e, até mesmo, o lixo jogado nas ruas que trancam bueiros. A partir daí, foram aos territórios de exploração: o Hospital (verificaram o condicionamento do lixo hospitalar), o Parque do Sindicato Rural (limpo, sem lixo no chão e com várias lixeira).
Objetivos
Desenvolver a percepção dos alunos referente aos prejuízos da falta de consciência do descarte do lixo na natureza.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no Projeto.
Articulação com o currículo
* Criar postos de coleta de lixo/sucatas para que tais objetos sejam vendidos e o valor revertido na aquisição de jogos pedagógicos, brinquedos para as crianças e melhorias na escola: Educação Ambiental; Sustentabilidade; Cidadania; Educação para o consumo; Educação Fiscal.
* Trabalho com leituras informativas sobre lixo e reciclagem.
* Elaborar banner informativo para os pontos de arrecadação, explicando o Projeto da Turma e suas finalidades: Produção textual e artística do banner.
* Pesquisar os conceitos de lixo ao longo dos anos e fazer uma linha do tempo com tais conceitos. Folder informativo, ilustrado com fotos da expedição e coleta das sucatas na comunidade: Produção textual e desenhos da linha do tempo.
* Confecção de Cavalinhos de Pau, para reutilização de alguns materiais.
* Brinquedos de sucata, alusivos ao Dia da Criança, confeccionados com materiais alternativos: Educação Ambiental; Arte; Diversidade Cultural.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Voltando à escola, os alunos ficaram impressionados com a questão do lixo que foi encontrado no lado do hospital, papel de salgadinhos, lata de refrigerante, carteira de cigarros, tocos de cigarros. Comentaram sobre o lixo hospitalar e a maneira como é separado, porque não sabiam dessa separação. Repararam que o Parque do Sindicato Rural é muito limpo e bem cuidado, bem diferente de muitas ruas de nossa cidade que notaram muitos lixos depositados na beirada da calçada.