Classificação: CIDADANIA
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Por que tem horário pra tudo prof.? Agora eu sei que tudo tem hora, a hora de vir pra escola, a hora de dar comida para os peixinhos, a hora de dar água para as florzinhas, a hora de esperar o ônibus para ir pra casa.
Isabeli Saraiva do Nascimento | aluno(a)
Expedição Investigativa

A partir da curiosidade dos alunos sobre o rigor dos horários, organizou-se a seguinte Pergunta Exploratória: “Por que tem horário pra tudo?”. Os alunos observaram que as lojas estavam fechadas e que o restaurante estava aberto. Também, fomos na sala da direção, a supervisora mostrou os horários de recreio, visitamos algumas salas de aula com o intuito também de verificar que todos ambientes visitados possuíam horários e, o mais importante, todos cumpriram seus horários.

Objetivos

Reconhecer a importância de respeitar horários na sua rotina diária e analisar a importância destes horários para bem viver.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no projeto.

Articulação com o currículo

* Organizar e explorar o cartaz da Rotina em que, nele, constarão todas as atividades previstas para aquele dia letivo, sobretudo a ordem das atividades e horários previstos: Cidadania e noção temporal.

* Livro realizado com desenhos dos próprios alunos sobre sua rotina diária da escola e da sua casa: Vida escolar e familiar e sua rotina.

* Trabalhar com Brincadeiras Cantadas, dando prioridade às gaúchas e pontuando que elas acontecem em determinados meses: Folclore, Diversidade Cultural.

* Plantar flores em vasos pequenos para cuidado individual em sala de aula a fim de que os alunos possam perceber os ciclos das plantas, como também os seus ciclos enquanto crianças: Educação Ambiental; Contato com plantas e ciclos vitais.

* Sacola Literária – os alunos levarão a sacola Literária com um livro e um diário para casa. Os pais terão que contar a história para os filhos, fazer um breve relato e os alunos um desenho sobre a história: Vida Familiar; Expressão oral.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

No retorno da expedição, os alunos observaram que estava quase tudo fechado, exceção do restaurante (Telúrica). Explicamos que estava aberto porque era horário de almoço, em torno da 13h30min. Eles questionavam por que as lojas estavam fechadas? Respondemos que não estava na hora de abrir. Diante de tantas constatações, voltamos para a sala de aula e, em uma roda de conversa, chegamos à conclusão de que o tema do nosso projeto deveria ser: Por que tem horário pra tudo prof.?”

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Ensino Fundamental Dr. Cláudio Teixeira Bulcão

Diretor
Maurem Brignol Leite

Turma
Pré-Escola I

Número de alunos
14

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lavras do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAVRAS DO SUL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
A turma apresentava muita dificuldade em esperar o momento de realizar as atividades. No momento que começamos a desenvolver o projeto observei como foi importante a rotina para sua vida escolar e familiar, pois as mães comentam que eles não sabiam esperar e agora sabem. Hoje, eles vão até o quadro da rotina e leem da maneira deles e com tudo isso agora a aula ocorre de maneira organizada e prazerosa.
Marilei Teixeira Gravi | Professor(a)