Classificação: Educação Financeira
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

DIM-DIM
Expedição Investigativa

A partir do recorte do currículo - sistema monetário - realizamos uma expedição investigativa no Mercado Maciel, onde fomos buscar respostas para pergunta exploratória - O que vamos encontrar num mercado? Começamos a investigação com muitas expectativas pois mercado é um lugar que criança adora, foram direto nos doces e guloseimas, mas o que mais chamou a atenção foi a identificação eletrônica dos produtos.

Objetivos

Compreender a relação do dinheiro com o consumo e a sustentabilidade.

Comunidade de Aprendizagem

Sicredi- realizamos uma visita e roda de conversa com o gerente;
Rádio Princesa – visita para divulgação do projeto e doação dos materiais arrecadados;
Mercado Maciel – realizamos a expedição investigativa.

Articulação com o currículo

Português: alfabeto, leitura e escrita, vocabulário, histórias, músicas.
Matemática: algarismos de 1 a 20, ordem crescente e decrescente, operações matemáticas simples-adição e subtração, tabelas e gráficos, histórias matemáticas,
Educação física: jogos e brincadeiras, Ensino Religioso, honestidade, confiança.
Artes e música: recorte, colagem, modelagem, brincadeiras, músicas.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Realizamos o processo assemblear no momento de decidir exatamente o tema do projeto, pois foram várias as curiosidades levantadas pelos alunos. Desta forma, entre muitos temas votamos, a maioria escolheu pesquisar sobre o dinheiro.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Aníbal Magni

Turma
1º ano

Número de alunos
8

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Selbach

Cooperativa
SICREDI INTEGRAÇÃO ROTA DAS TERRAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SELBACH

Assessoria Pedagógica
Essenciall Consultoria
Achei uma experiência muito significativa. Houve um enorme envolvimento por parte dos alunos, que demonstravam estar realmente envolvidos nesse trabalho. Acho que deveria ser adotado por todas as escolas no início do ano, nas reuniões iniciais de planejamento, para ser trabalhado desse forma por todo o ano, num coletivo mas ao mesmo tempo individualizado por turma e por interesse.
Fabiana Prediger Schneider | Professor(a)

Repercussão na mídia

As crianças e a professora foram na Rádio Princesa para divulgar o projeto e convidar a comunidade a colaborar com doações para as famílias atingidas pela enchente.