Como estamos usando a nossa água?
“ O que eu mais gostei foi de ir à CORSAN e ficar sabendo como se trata a água e descobrir como posso fazer para salvar o planeta não deixando acabar a água. O cuidado que temos que ter com o lixo para não poluir a água e não venha nos deixar doentes e matar os animais nos rios. Também aprendi que não posso beber a água da chuva sem tratar e que também podemos purificar a água com algodão, areia, cascalhos e pedras.
Beatriz Perez Brito El Hatal | aluno(a)
Expedição Investigativa
A partir da pergunta exploratória: “Como estamos usando a nossa água?”, a turma do 2 ano partiu para uma visita à CORSAN – Companhia Riograndense de Saneamento. Um funcionário da CORSAN nos recebeu e explicou como era feito o tratamento da água e como a esta chegava a nossas casas (tubulação e tratamento).
Objetivos
Investigar e avaliar a importância da água para os seres vivos e para a manutenção do sistema ambiental.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no projeto.
Articulação com o currículo
* Experiência da Decantação em sala de aula em que foi feita a filtragem. Educação Ambiental e resolução de problemas levando em consideração a experiência da decantação.
* Pesquisa nas famílias sobre a ingestão da quantidade de água necessária por dia. Educação Ambiental; Educação para o Consumo (quantidades); Saúde ambiental em que os alunos relataram a visita às famílias.
* Palestra com a Professora de Ciências da nossa Escola – Elissandra Figueredo, sobre “A água na natureza”. Meio Ambiente; Sustentabilidade; Educação para o consumo. A partir de tais temas, os alunos irão desenhar e escrever pequenas frases sobre o que entenderam. Logo será montado um painel.
* Visita à Praia do Paredão para observar os recursos hídricos do município.
* Elaboração do álbum sobre os recursos hídricos do município.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a visitação, nos reunimos na sala de aula com os alunos a fim de que expusessem tudo que foi conversado na CORSAN. Ficaram admirados com o funcionamento dos equipamentos; gostaram e comentaram as demonstrações que foram feitas pelo encarregado, tai como: a maneira como era colocado o flúor na água, as etapas de tratamento que eram feitas até chegarem a nossas torneiras.