Diferentes Tipos de Raízes
“ Aprendi a me alimentar corretamente e eu até fiz uma horta, eu adorei participar e eu poderia fazer tudo de novo. Fizemos uma horta no colégio, também teve a palestra das raízes, também fomos no Centro de Bem – Estar do Menor, na horta para olhar as raízes, foi muito legal. E na minha casa também estão todos se alimentando de maneira correta.
Brayan Freitas Saraiva | aluno(a)
Expedição Investigativa
A partir da área de conhecimento previamente escolhida, ciências, os alunos do 5 ano A escolheram investigar o motivo de os vegetais possuírem raízes. Diante disso, organizou-se a expedição investigativa com a seguinte pergunta exploratória: “Porque os vegetais têm raízes diferentes?” que foi aplicada no território no Centro de Bem Estar do Menor – CBEM.
Objetivos
Conhecer os diferentes tipos de raízes das vegetações através de estudos in loco.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no projeto.
Articulação com o currículo
* Palestra com um pai de aluno, Engenheiro Agrônomo sobre os tipos de raízes dos vegetais: produção de textos: Origem dos alimentos – organização de uma mini feira de ciências em sala de aula.
* Organizar um banner sobre a origem das raízes. Pesquisa e organização do texto do banner: Produção textual sobre os conceitos e origens das raízes.
* Elaboração de um vaso de temperos para serem usados na merenda escolar, o qual será composto por temperos típicos da alimentação gaúcha e plantas medicinais. Valorização das plantas medicinais em meio ao contexto escolar através de pesquisas e produção de textos: Comidas Típicas – organização de painéis e mostras de comidas típicas produzidas pelos alunos.
* Realização de folders explicativos da maneira correta de higienizar os alimentos: Pesquisa sobre a higiene alimentar e como evitar contaminação através dos alimentos. Higiene Alimentar – como evitar as Verminoses?
* Compor uma horta aérea (garrafas pet) com plantas medicinais.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
De posse das informações colhidas na Expedição, a professora reuniu os alunos em sala de aula a fim de deliberar sobre o tema que seria escolhido para o projeto. Foi eleito, então, o seguinte tema: “Diferentes tipos de raízes”.