Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
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Projeto

Diferentes Tipos de Raízes Aprendi a me alimentar corretamente e eu até fiz uma horta, eu adorei participar e eu poderia fazer tudo de novo. Fizemos uma horta no colégio, também teve a palestra das raízes, também fomos no Centro de Bem – Estar do Menor, na horta para olhar as raízes, foi muito legal. E na minha casa também estão todos se alimentando de maneira correta.
Brayan Freitas Saraiva | aluno(a)
Expedição Investigativa

A partir da área de conhecimento previamente escolhida, ciências, os alunos do 5 ano A escolheram investigar o motivo de os vegetais possuírem raízes. Diante disso, organizou-se a expedição investigativa com a seguinte pergunta exploratória: “Porque os vegetais têm raízes diferentes?” que foi aplicada no território no Centro de Bem Estar do Menor – CBEM.

Objetivos

Conhecer os diferentes tipos de raízes das vegetações através de estudos in loco.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no projeto.

Articulação com o currículo

* Palestra com um pai de aluno, Engenheiro Agrônomo sobre os tipos de raízes dos vegetais: produção de textos: Origem dos alimentos – organização de uma mini feira de ciências em sala de aula.

* Organizar um banner sobre a origem das raízes. Pesquisa e organização do texto do banner: Produção textual sobre os conceitos e origens das raízes.

* Elaboração de um vaso de temperos para serem usados na merenda escolar, o qual será composto por temperos típicos da alimentação gaúcha e plantas medicinais. Valorização das plantas medicinais em meio ao contexto escolar através de pesquisas e produção de textos: Comidas Típicas – organização de painéis e mostras de comidas típicas produzidas pelos alunos.

* Realização de folders explicativos da maneira correta de higienizar os alimentos: Pesquisa sobre a higiene alimentar e como evitar contaminação através dos alimentos. Higiene Alimentar – como evitar as Verminoses?

* Compor uma horta aérea (garrafas pet) com plantas medicinais.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

De posse das informações colhidas na Expedição, a professora reuniu os alunos em sala de aula a fim de deliberar sobre o tema que seria escolhido para o projeto. Foi eleito, então, o seguinte tema: “Diferentes tipos de raízes”.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Ensino Fundamental Dr. Cláudio Teixeira Bulcão

Diretor
Maurem Brignol Leite

Turma
5 ano - A

Número de alunos
9

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lavras do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAVRAS DO SUL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
O projeto surgiu da curiosidade de um aluno. Visitamos hortas e também tivemos palestra com agrônomo. Os alunos descobriram o valor de uma alimentação à base de verduras, frutas, raízes comestíveis e mudaram os hábitos de alimentação em casa. Construíram hortas em casa para seu consumo. O projeto foi muito proveitoso para toda a família, pois passaram a melhorar os hábitos alimentares.
Maria Carmen Pires Martins | Professor(a)