Classificação: VALORES
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A importância da família na vida escolar de seus filhos Achei interessante porque a família participa do projeto, dando e trocando ideias com a professora. Com a participação da família, nos sentimos mais felizes e com mais vontade de estar na escola.
Helena Corrêa Veloso | aluno(a)
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa foi nas famílias dos alunos, com a seguinte pergunta exploratória: “Como é minha família?”. Foram feitas as entrevistas com as referidas famílias a fim de envolvê-los no processo de aprendizagem de seus filhos. Além das entrevistas, a expedição investigativa da nossa turma foi também na Casa de Cultura e logo após a Biblioteca da nossa Escola. Os alunos analisaram e compararam fotos de diferentes famílias.

Objetivos

Envolver a família no processo de aprendizagem dos alunos a fim de que possam, também, fazer parte do contexto de construção do conhecimento dos seus filhos.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no projeto.

Articulação com o currículo

* Trabalhos envolvendo pinturas, entrevistas e releitura de histórias sobre as famílias. Releitura de histórias e desenhos organizados em um painel.

* Organização de painéis em que estejam presentes desenhos e textos feitos pelas famílias juntamente com seus filhos em finais de semana a partir do tema: “Como é minha família”. Organizar, a partir dos contextos familiares presentes nos desenho e textos, painéis que retratem a diversidade da vida familiar dos alunos.

* Organização da Hora do Conto feita pelos pais e mães das crianças. Desenho das histórias como registro; fotos feitas crianças e colaboração da construção do “tapete mágico”.

* Roda de Conversa com um palestrante que tratará sobre o tema: “A minha Família”. Construção de uma maquete que represente a família, características e costumes.

* Elaboração de um livreto contendo as histórias das famílias fundadoras de Lavras do Sul.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

O tema do projeto foi escolhido em uma roda de conversa, em que foram analisadas e comparadas as informações oriundas da Expedição. Observaram as famílias através dos livros várias fotos de famílias: indígenas, africanas, japonesas. Famílias que os filhos são criados só pelas mães ou pelos pais, que moram em bancos e praça, que vivem em lavouras. Enfim, descobriram que cada família é uma, nenhuma igual à outra, e que cada família tem seus usos e costumes.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Ensino Fundamental Dr. Cláudio Teixeira Bulcão

Diretor
Maurem Brignol Leite

Turma
1 ano

Número de alunos
14

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lavras do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAVRAS DO SUL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Este tema foi escolhido pela turma por acharem que a família deveria participar mais da vida escolar, onde eles querem receber atenção familiar e afetiva para melhoria da prática pedagógica. Assim, a escola consiga proporcionar uma aprendizagem significativa e contextualizada nesta etapa, que é a alfabetização.
Ana Cristina Teixeira | Professor(a)