A importância da família na vida escolar de seus filhos
“ Achei interessante porque a família participa do projeto, dando e trocando ideias com a professora. Com a participação da família, nos sentimos mais felizes e com mais vontade de estar na escola.
Helena Corrêa Veloso | aluno(a)
Expedição Investigativa
A Expedição Investigativa foi nas famílias dos alunos, com a seguinte pergunta exploratória: “Como é minha família?”. Foram feitas as entrevistas com as referidas famílias a fim de envolvê-los no processo de aprendizagem de seus filhos. Além das entrevistas, a expedição investigativa da nossa turma foi também na Casa de Cultura e logo após a Biblioteca da nossa Escola. Os alunos analisaram e compararam fotos de diferentes famílias.
Objetivos
Envolver a família no processo de aprendizagem dos alunos a fim de que possam, também, fazer parte do contexto de construção do conhecimento dos seus filhos.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no projeto.
Articulação com o currículo
* Trabalhos envolvendo pinturas, entrevistas e releitura de histórias sobre as famílias. Releitura de histórias e desenhos organizados em um painel.
* Organização de painéis em que estejam presentes desenhos e textos feitos pelas famílias juntamente com seus filhos em finais de semana a partir do tema: “Como é minha família”. Organizar, a partir dos contextos familiares presentes nos desenho e textos, painéis que retratem a diversidade da vida familiar dos alunos.
* Organização da Hora do Conto feita pelos pais e mães das crianças. Desenho das histórias como registro; fotos feitas crianças e colaboração da construção do “tapete mágico”.
* Roda de Conversa com um palestrante que tratará sobre o tema: “A minha Família”. Construção de uma maquete que represente a família, características e costumes.
* Elaboração de um livreto contendo as histórias das famílias fundadoras de Lavras do Sul.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
O tema do projeto foi escolhido em uma roda de conversa, em que foram analisadas e comparadas as informações oriundas da Expedição. Observaram as famílias através dos livros várias fotos de famílias: indígenas, africanas, japonesas. Famílias que os filhos são criados só pelas mães ou pelos pais, que moram em bancos e praça, que vivem em lavouras. Enfim, descobriram que cada família é uma, nenhuma igual à outra, e que cada família tem seus usos e costumes.