Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Do Lixo ao Luxo Foi uma visita muito importante porque entendemos como funcionava a separação de “lixo”. O local não é o mais apropriado, mas conseguimos ver a importância do trabalho dessas pessoas em nossa cidade, e que as famílias que ali trabalham dependem muito daquele local, pois é dali que sai o seu salário.
Mateus R. Dacheri | aluno(a)
Expedição Investigativa

Os alunos visitaram a AASAMARA, no município de Ampére.
Esta associação é a responsável pela coleta e separação do lixo. Trabalham em sistema cooperativo e os alunos foram recepcionados pelos colaboradores explicando todos os processos a eles.

Objetivos

Desenvolver práticas sociais cotidianas voltadas à sustentabilidade
e ao reaproveitamento, reutilização e reciclagem de resíduos orgânicos e inorgânicos, visando a conservação e transformação consciente do meio ambiente.

Comunidade de Aprendizagem

Palestra com Sadi Copatti, artesão da cidade, que explicou o processo de produção de sua arte, que tem como matéria prima resíduos de materiais recicláveis.

Articulação com o currículo

Biologia: Sucessão ecológica e biomas. A conquista do ambiente.
Reino Monera;
Ed. Física: reciclagem de papéis, vidros e latas e confecção de brinquedos;
Geografia: Meio ambiente e desenvolvimento; Arte: leitura de imagens;
Sociologia: As cidades e os espaços urbanos, meio ambientes e sociedade;
Projeto de Aprendizagem: ações para conscientização e
preocupação com a reciclagem;
Oficinas Tecnológicas: descarte do lixo eletrônico. Inglês: Environment, recycling, global warming.


Ficha Técnica
Escola
Colégio SESI - AMPÉRE

Turma
Interseriado

Número de alunos
30

Educadores
Lediana Brustolin

Estado
Paraná

Município
Ampére

Cooperativa
SICREDI FRONTEIRAS PR/SC/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE AMPERE-PR

Esse trabalho auxiliou a conscientização dos alunos em relação ao descarte do “lixo” e as atitudes da separação dos mesmos em suas
casas e no colégio. Muitos pais relataram da mudança de atitudes de seus filhos em casa após a oficina.
Lediana C. Brustolin | Professor(a)