Classificação: CIDADANIA
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Quem sou eu?
Expedição Investigativa

A Pergunta Exploratória utilizada para que fosse possível contemplar a curiosidade dos alunos foi: “Quem sou eu?”. Diante disso, os alunos expedicionaram o território que foi a própria escola. Com os alunos iniciamos observando a fachada da escola com o nome conhecemos todas as dependências da escola, no pátio e na pracinha. Retornamos para a sala e fomos estudar o nome da turma, dos colegas, professora, diretora e demais funcionários.

Objetivos

Trabalhar a identidade das crianças, ajudar os alunos perceberem que eles tem uma história de vida, que eles fazem parte de uma família e de uma comunidade, ampliando o conhecimento da criança a respeito de si mesma e dos outros.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.

Articulação com o currículo

* Autorretrato: Percepção do próprio corpo. Desenho e colagem das preferências da criança. Comida. Brinquedos. Brincadeiras. Roupas.

* Caixas sensoriais: Percepção do próprio corpo.

* Atividades com o nome: Confecção Crachá. Letra inicial nome. Número de letras do nome. Alfabeto móvel. Confecção de murais.

* Reconhecimento do próprio corpo: Exploração de brincadeiras, uso do espelho e a interação com os outros. Desenhar os colegas da sala, seu melhor amigo. Desenhar sua professora. Desenhar as pessoas que trabalham na escola, pesquisar suas funções. Confecção de murais. Brincadeiras. Músicas infantis.

* História: “A velhinha que dava nome as coisas”. Ilustração da história através de desenhos feitos pelos alunos.

* História: O livro da família;. Roda de conversa sobre as diferentes formações de famílias na atualidade. Desenhar sua família. Pesquisar os gostos e costumes que cada família possui. Confecção de uma árvore genealógica.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a Expedição Investigativa, a professora, em conjunto com os alunos, em roda de conversa, concluíram que é necessário trabalhar na perspectiva do seguinte tema: “Quem sou Eu”. Na roda de conversa fiz um questionamento individual com as seguintes perguntas: Nome? Nome do pai? Nome dos irmãos? Nome da escola? Nome da turma? Nome dos colegas? E o seu endereço? Com estes registros conclui a necessidade de trabalhar o tema por eles não saberem a sua própria identidade.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Helena Maria Dutra Ferreira

Diretor
Amabile Fernanda Bertolini de Lima Machado

Turma
Pré-Escola I

Número de alunos
11

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Lavras do Sul

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE LAVRAS DO SUL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Percebi com o projeto que a identidade é um processo permanente, que se inicia ao nascermos, a história da criança é um elemento extremamente rico e importante, pois permite que ela construa a consciência de quem é, sua origem e fatos de sua vivência compreendendo e construindo sua realidade.
Maria de Lourdes Monteiro Camargo | Professor(a)