Tudo sobre mim
Expedição Investigativa
A Pergunta Exploratória utilizada para que fosse possível contemplar a curiosidade dos alunos foi: “O que eu consigo fazer sozinho?”. Diante disso, os alunos expedicionaram o território da creche municipal para observar o berçário e a rotina dos bebês. Durante a visita os alunos observaram a alimentação, dentição e movimentos das crianças, e começaram a perceber que já estão crescidinhos.
Objetivos
Promover a independência do aluno auxiliando a identificar-se como pessoa.
Comunidade de Aprendizagem
A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.
Articulação com o currículo
* Música Lavar as mãos: Ciências; hábitos de higiene, cantar, encenar e praticar com água.
* Confecção de sapatos de papelão: Coordenação motora; treinar os laços nos cadarços dos sapatinhos.
* Livro (Gabriel tem 99 cm): Linguagem; ouvir história, recontar com desenhos, medir tamanhos.
* Danças: Coordenação motora; cantar e dançar músicas do repertório infantil e também gaúcho.
* Confecção de um boneco: Artes; confecção do boneco que irá visitar cada dia a casa de um aluno, e também praticarão com ele as atividades de vestir e desvestir-se.
* Construir brinquedos com material reciclável: Artes; recortar, colar, enfeitar, montar brinquedos diversos para desenvolver a imaginação e o faz de conta.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a Expedição Investigativa, a professora, em conjunto com os alunos, em roda de conversa, concluíram que é necessário trabalhar na perspectiva do seguinte tema: “autonomia das crianças”.