Classificação: saúde
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Faz bem Comer Bem
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada no Empório Felipe, estabelecimento comercial que vende frutas, verduras e cereais.
Dessa forma, as crianças puderam observar alimentos saudáveis, como: frutas, verduras, legumes e hortaliças. Enfatizamos a importância de alimentar-se bem, provando novos alimentos frescos e sem conservantes, provenientes da horta; aspecto que mais enfatizamos nesse projeto.

Objetivos

Proporcionar aos alunos compreender a importância de alimentar-se bem, promovendo momentos de experimentação de novos alimentos, sabores e texturas. Desenvolver hábitos saudáveis de alimentação, valorizando a importância dos alimentos saudáveis em nosso dia a dia, finalizando com a construção de uma horta escolar.

Comunidade de Aprendizagem

Através da visita de uma nutricionista na escola, possibilitamos um momento palestra e conversa com as crianças e com a família explorando a importância de uma alimentação saudável.

Articulação com o currículo

Matemática: Organização espacial e temporal, representação de numerais, cores, formas, sequência, seriação e classificação.
Português: Contação de histórias, textos coletivos, tentativa de escrita, identificação de letras e registro, leitura e interpretação de imagens.
Identidade e autonomia: Participação ativa dos alunos e de suas família, e da comunidade, através de visita da Nutricionista, explicando de forma lúdica e dinâmica como alimentar-se bem.
Natureza e sociedade: Conhecer e compreender os cuidados básicos e primordiais na construção de uma HORTA, e também de higiene e manuseio dos alimentos.


Ficha Técnica
Escola
Colégio SESI - Educação Infantil

Diretor
Marildo Faustino Rodrigues

Turma
Pre I

Número de alunos
18

Educadores
Andressa Machula e Karina Gralaki

Estado
Paraná

Município
Guarapuava

Cooperativa
SICREDI PLANALTO DAS ÁGUAS PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO PORTAL DO LAGO

Assessoria Pedagógica
UNICENTRO - Suzete Terezinha Orzechowski
Foi muito gratificante perceber através do retorno dos pais que os alunos passaram a se alimentar melhor em casa, classificando o que comer somente às vezes e o que podemos comer todos os dias.