Ler é dar asas a imaginação.
“ O projeto foi muito legal, aprendemos muitas coisas novas, nos incentivou a ter o gosto pela leitura e também realizamos releitura de obra de arte que nunca tínhamos feito e adoramos.
Tanise Soares Munhóz | aluno(a)
Expedição Investigativa
Pergunta exploratória: “Quais os tipos de leitura e histórias que existem e quais mais gostam? Por quê?” Todos os alunos se dirigiram ao pátio da escola onde uma árvore do saber foi preparada com a frase: Ler é dar asas a imaginação! Todos participaram da ornamentação da árvore com os livros, colocaram as mesas e cadeiras na sombra da árvore e trabalharam com diversos tipos de leitura de maneira divertida.
Objetivos
Despertar nos alunos o gosto pela leitura, bem como, propiciar o contato dos alunos com diferentes tipos de leitura de modo que possam sanar suas dificuldades e serem alfabetizados.
Comunidade de Aprendizagem
A comunidade de aprendizagem é composta por pais, professores, alunos e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Receita e momento da culinária: Português e matemática;
Leitura por imagens: Português, geografia e artes;
Teatro: Artes e português;
Releitura de obras de arte: Artes e português;
Leitura de mapas: Português, artes, geografia e matemática;
Tirinhas: Português;
Mostra de pintura: Artes;
Sacola literária: Português, Matemática, Artes, Religião;
Hora do conto: Português, Matemática e Artes;
Jogos de alfabetização: Todas as disciplinas.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após os alunos registraram através de desenhos e textos acerca da pergunta exploratória: Quais os tipos de leitura e história que existem e quais mais gostam? Fizemos uma pesquisa para decidirmos o nome do projeto e foi sugerido os seguintes nomes: Ler para Crescer; Ler é dar asas a imaginação; Clube da leitura. A partir desses nomes, fizemos uma votação para decidir de forma democrática o nome do projeto. O nome votado pela maioria dos alunos foi: Ler é dar asas a imaginação.