Classificação: Educação
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A formação de uma nova escola buscando uma aprendizagem significativa a partir dos saberes e vivencias da comunidade escolar Ponto em destaque será preparar os alunos para frequentarem o Ensino Médio, sendo assim, nossos alunos já estarão com uma bagagem de conhecimento, pois o PUFV oportunizará, já no Ensino Fundamental, esse recurso.
Rejane Fantoni | responsável
Expedição Investigativa

A expedição investigativa foi realizada através de diferentes questionários destinados aos pais e alunos sobre a importância de dar continuidade aos estudos. A partir das diversas respostas da boa pergunta e da expedição investigativa houve a escolha dos temas centrais. O interesse dos educandos e as respostas do questionário respondido pelos pais sobre a importância da escola para o futuro dos filhos organizou-se o processo de constituição do projeto.

Objetivos

Promover uma alimentação e agricultura saudáveis; Contribuir para o enriquecimento da leitura, através da interação família e escola; Transformar a simples informação e interesse pelo conhecimento, formando cidadãos preparados para vida; Sensibilizar os educandos para valorizar o estudo e dar continuidade ao mesmo, buscando aliar o conhecimento popular fazendo com que estes sejam vivenciados no cotidiano.

Comunidade de Aprendizagem

Percebe-se claramente o quanto é fundamental a troca de experiências e de conhecimentos entre a escola e a comunidade escolar fazendo um belo movimento de solidificação dos aspectos importantes provenientes das ações que constituem o objeto deste projeto – aprendizagem significativa através das vivências e saberes dos educandos– envolvendo a comunidade de aprendizagem e a escolar no processo educativo.

Articulação com o currículo

Acreditamos que através dos assuntos abordados pelas turmas (5º Ano- Reaproveitamento da água da chuva “cisterna”, 6º Ano Doenças causadas pelo cigarro/ O universo e o homem, 7º Ano O que está causado tantas mortes por câncer?/ Tecnologia como fenômeno no mundo, 8º Ano Genética humana e Genética na agricultura “transgênicos “/ 9º Ano Como surgiu o futebol/ Uso da medicina caseira na comunidade “Relógio do Corpo Humano”, partindo do interesse deles fará com que o rumo da aprendizagem mude, ao elaborar o projeto e apresentá-lo os alunos estarão em constante troca de experiências, diálogo e cooperação.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Primeiramente foi realizada reunião para, de forma democrática, os alunos opinassem sobre que projeto gostariam de realizar. Encontro com cada turma para escolha do tema e explicação do roteiro do projeto.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Santo Antônio

Diretor
Adriana Decker

Turma
Pré-A ao 9º Ano de Taboãozinho

Número de alunos
13

Educadores
Todas as professoras

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Arroio do Tigre

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE ARROIO DO TIGRE

Apoiadores
Comunidade escolar, Programa A União Faz A Vida (SICREDI)

Assessoria Pedagógica
Elisabeth Garcia Costa
A importância é a necessidade de fazer o aluno perceber-se como sujeito ativo de sua aprendizagem, fazendo com que ele busque o conhecimento, seja curioso e interessado. Percebe-se que nem todos os educandos têm interesse em continuar os estudos, frequentar o Ensino Médio, muitos iniciam, porém acabam desistindo.
Ana Jerusa Lau | Professor(a)