A formação de uma nova escola buscando uma aprendizagem significativa a partir dos saberes e vivencias da comunidade escolar
“ Ponto em destaque será preparar os alunos para frequentarem o Ensino Médio, sendo assim, nossos alunos já estarão com uma bagagem de conhecimento, pois o PUFV oportunizará, já no Ensino Fundamental, esse recurso.
Rejane Fantoni | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa foi realizada através de diferentes questionários destinados aos pais e alunos sobre a importância de dar continuidade aos estudos. A partir das diversas respostas da boa pergunta e da expedição investigativa houve a escolha dos temas centrais. O interesse dos educandos e as respostas do questionário respondido pelos pais sobre a importância da escola para o futuro dos filhos organizou-se o processo de constituição do projeto.
Objetivos
Promover uma alimentação e agricultura saudáveis; Contribuir para o enriquecimento da leitura, através da interação família e escola; Transformar a simples informação e interesse pelo conhecimento, formando cidadãos preparados para vida; Sensibilizar os educandos para valorizar o estudo e dar continuidade ao mesmo, buscando aliar o conhecimento popular fazendo com que estes sejam vivenciados no cotidiano.
Comunidade de Aprendizagem
Percebe-se claramente o quanto é fundamental a troca de experiências e de conhecimentos entre a escola e a comunidade escolar fazendo um belo movimento de solidificação dos aspectos importantes provenientes das ações que constituem o objeto deste projeto – aprendizagem significativa através das vivências e saberes dos educandos– envolvendo a comunidade de aprendizagem e a escolar no processo educativo.
Articulação com o currículo
Acreditamos que através dos assuntos abordados pelas turmas (5º Ano- Reaproveitamento da água da chuva “cisterna”, 6º Ano Doenças causadas pelo cigarro/ O universo e o homem, 7º Ano O que está causado tantas mortes por câncer?/ Tecnologia como fenômeno no mundo, 8º Ano Genética humana e Genética na agricultura “transgênicos “/ 9º Ano Como surgiu o futebol/ Uso da medicina caseira na comunidade “Relógio do Corpo Humano”, partindo do interesse deles fará com que o rumo da aprendizagem mude, ao elaborar o projeto e apresentá-lo os alunos estarão em constante troca de experiências, diálogo e cooperação.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Primeiramente foi realizada reunião para, de forma democrática, os alunos opinassem sobre que projeto gostariam de realizar. Encontro com cada turma para escolha do tema e explicação do roteiro do projeto.