Coletar histórias: uma arte que pode resgatar a cultura e a origem de nossa comunidade.
“ Eu gostei muito do projeto por que é muito importante porque as crianças de hoje não sabem muito das coisas antigas.
Taís Aline Lanskron. | aluno(a)
“ Eu gostei muito do trabalho que a minha filha Taís fez com seus colegas e professoras. È muito importante para os alunos de hoje as coisas de antigamente.
Rejane Ludtke. | responsável
Expedição Investigativa
Etapas: planejamento das atividades; levantamento de dados referentes a ocupação da comunidade; reunião com os pais ou responsáveis; contato com as famílias dos alunos para identificação das moradia das pessoas com idade superiora sessenta e cinco anos; visitas aos idosos;
Objetivos
Oportunizar a interação do aluno com diferentes e antigas narrativas, através de pesquisa com pessoas idosas da comunidade, buscando conhecer um pouco mais sobre a cultura dos imigrantes que povoaram nossa região e possibilitando ao aluno um conhecimento histórico das origem dos seus antepassados .
Comunidade de Aprendizagem
Alunos dos anos iniciais do 1º ao 5º ano e pessoas da comunidade.
Articulação com o currículo
Os alunos realizarão visitas às pessoas da comunidade, bem como registros escritos dos relatos realizados no decorrer do projeto.
todos os alunos registraram as histórias ouvidas em um fichário ou caderno, os alunos que ainda não sabem escrever desenharam as histórias.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A ideia surgiu de um projeto anterior desenvolvido na escola: Por que existem tantos cerros e pedras no nosso município e a partir daí os alunos tiveram curiosidade em conhecer a origem da sua comunidade escola e local.