Classificação: Identidade
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Eu, identidade e Familia Foi legal por que: aprendemos sobre a nossa vida, conhecemos o cartório, os livros de registros, os carimbos e os selos e fizemos a identidade.
Vitória Jaqueline da Silva. | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição aconteceu no cartório de registro civil de Galvão- SC, onde os alunos fizeram diversos questionamentos à escrivã, compreendendo a função do cartório. Eles tiveram oportunidade de manusear os livros de registros antigos e os novos digitalizados, bem como carimbos e selos.

Objetivos

Explorar os registros dos alunos, destacando o que os identifica. E decidimos coletivamente conhecer o local onde se faz o primeiro documento, como é feito e o que é necessário fazer esse documento..

Comunidade de Aprendizagem

Palestra e orientação com o Oficial do Registro Civil e Secretária da Junta Militar.
O CRAS do município realizou a ação global oportunizando os pais levarem seus filhos para fazer as identidades.

Articulação com o currículo

Português: leitura e interpretação; gêneros textuais.
Matemática: medidas, massa, capacidade e tempo.
Ciências: Órgãos e sentidos. Prevenção à saúde.
História: Eu, identidade e família.
Geografia: Espaço em que vivo: comunidade, rua e bairro.
Ed. Física e Arte: brincadeiras, jogos e brinquedos.
Informática: Significado dos nomes e pesquisa de brinquedos antigos.
Inglês: Nouns and adjectives, family tree, time.
Biblioteca-oficina: conto e coreografia.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Arnaldo Francisco dos Santos

Diretor
Ani Pieta Canam

Turma
2º ano I

Número de alunos
14

Educadores
Adeli Pieta

Estado
Santa Catarina

Município
Galvão

Cooperativa
SICREDI PARQUE DAS ARAUCÁRIAS PR/SC/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE GALVAO - SC

Assessoria Pedagógica
Felipe José Schmidt
Os alunos compreenderam que todas as pessoas têm direito e dever de ser registrado e que o registro de nascimento é o principal documento que os identifica. Também identificaram as características desse gênero textual.
Adeli Pieta | Professor(a)