Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Protagonistas de sonhos...
Expedição Investigativa

A Escola está localizada no interior do município de Candelária e seu entorno escolar é formado por onze comunidades. O trabalho proporcionará a oportunidade de crescimento de relações de aprendizagem, diversão e novas experiências aos catorze mobilizadores que observaram que poderiam fazer algo diferente quando estão na Escola no contra turno surgindo a proposta de fazer recreio com brincadeiras.

Objetivos

Oportunizar que os mobilizadores se tornem autônomos, protagonistas nas diversas dimensões da escola, tornando-se capazes e promovendo diferentes possibilidades entre eles, bem como para os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, funcionários, pais, Programa A União Faz a Vida e Secretaria Municipal de Educação.

Articulação com o currículo

Habilidade: atenção, oralidade, cooperação, cidadania, expressão corporal, imaginação, leitura, interpretação, vocabulário, criatividade, relações afetivas, iniciativa e relações de confiança.
Estas habilidades serão desenvolvidas, pelos alunos mobilizadores, através de brincadeiras recreativas dirigidas durante o recreio, bem como contação de histórias na sala de aula para os alunos da Educação Infantil ao 5º Ano.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Os mobilizadores se reúnem semanalmente para planejamento das brincadeiras recreativas dirigidas e para a contação de história. As escolhas são feitas de forma democrática e autônoma.

Ficha Técnica
Escola
EMEF Adão Jaime Porto

Diretor
Elisângela Isabel Nicaretta

Turma
Educação Infantil ao 5º Ano

Número de alunos
110

Educadores
Elisângela Isabel Nicaretta, Angela Berenice Dürrewald e Luciana de Moares Moreira.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Candelária

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE CANDELARIA

Apoiadores
Secretaria Municipal de Educação e Programa A União Faz a Vida.

Assessoria Pedagógica
Samara B.Berger
Intervenção cênica com a coordenadora local do programa oportunizando a autonomia e o protagonismo juvenil. Incentiva a solidariedade entre as turmas onde os mobilizadores lêem e interpretam livros para as demais turmas.
Luciana de Moraes Moreira | Professor(a)