Meu corpo, minha vida
“ Eu gosto de trabalhar no projeto, porque eu estou aprendendo que tenho que escovar os dentes, pintar, desenhar, plantar as sementes do girassol e mudar, fazer flor com papel, que não temos que deixar a torneira aberta e nem jogar lixo no chão.
Construção coletiva de todos os alunos da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa
O QUE PODEMOS FAZER PARA TER MAIS SAÚDE? Com esta pergunta exploratória, entrevistamos as famílias e a comunidade em torna da escola, com o interesse de entender o que eles pensam sobre saúde e qualidade de vida.
Objetivos
Estabelecer hábitos e atitudes de comportamento no ambiente escolar e reconhecer hábitos de higiene e organização corporal.
Comunidade de Aprendizagem
Emater, Secretaria da Saúde e da Educação, Comunidade Quilombola, Amigos do Rio Portela, pais, alunos, professores e comunidade em geral.
Articulação com o currículo
Quais os cuidados que devemos ter para a manutenção da saúde física e mental?
* Eu e meu corpo: Palestra com psicólogo; Orientação de escovação com dentista; Vídeo informativo; Contação de história; Produção de frases e textos.
* Os cinco sentidos: Identificação dos órgãos do sentido e suas funções explorando sons, cores e texturas.
* Vamos preservar o meio ambiente: Estimular a coleta seletiva do lixo.
* Cuidando da água do planeta: Estimular atitudes que evitem o desperdício de água.
* Alimentos saudáveis e não saudáveis: Conhecer diferentes tipos e sabores de alimentos e sua higiene.
* Cultura Gaúcha e Afro: Trabalhar música, dança, quadrinhas dentre outros elementos que fazem parte da cultura brasileira. Confecção de colares.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a entrevista os alunos se reuniram em rodinha de conversa e mostraram através de desenhos e relatos orais o que entendiam sobre saúde. O grande interesse dos alunos girou em torno das doenças que podemos contrair pela falta de cuidados com os animais domésticos.