Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A magia de brincar com lixo Eu achei legal construir o meu brinquedo, um bilboquê, levei para casa e brinquei com minha mãe. Gostei de ver o litro do refrigerante virar o palhaço linguiça.
Maria Antônia Sarzi Sartori | aluno(a)
Expedição Investigativa

A expedição investigativa junto aos alunos, foi realizada no ambiente da escola, com as crianças do maternal II e III tarde, na qual foi feita a seguinte pergunta investigativa: “Onde está o lixo?” Após a contextualização do assunto, as turmas juntas saíram para observar os lixos que haviam no interior da escola, começou-se a observação pelos lixos do pátio, depois do refeitório, da cozinha, banheiros das demais turmas, secretaria, sala dos professores, enfim por toda escola.

Objetivos

Desenvolver conhecimentos e atitudes sensíveis ao meio ambiente, através de experiências significativas sobre a reciclagem, reutilização e destino certo do lixo produzido no dia-a-dia através de atividades exploratórias no meio escolar, vinculadas ao lúdico, ao brincar e ao contexto do qual os alunos encontram-se inseridos.

Comunidade de Aprendizagem

A principal comunidade de aprendizagem envolvida no desenvolvimento desse projeto será a comunidade escolar construída pelos: pais, alunos, professores, direção, funcionários da escola. Essa contribuirá tanto no sentido de apoiar junto às necessidades do projeto, mas também de construir esse de forma coletiva, participando de todas as etapas do mesmo.

Articulação com o currículo

* Convidar as demais turmas da escola para uma exposição de alguns trabalhos utilizando sucata.
* Organizar uma bandinha com instrumentos musicais confeccionados com a família com materiais de sucata: Construção de objetos sonoros, valorizando as riquezas de nossas tradições culturais.
* Oficina de sucata para atividades do dia dos pais: Valorizar a integração da família e escola.
* Terrário: construir de forma coletiva, na turma, em um recipiente com pedras, areia, terra, plantas e pequenos animais um microambiente: Noções referentes ao * Ciclo da água, além de vivenciar como se dá a vida de outros seres no meio ambiente, destacando a importância do cuidado/preservação do mesmo, para a vida na terra.
* Dia de brincadeiras na escola: cada turma fica responsável em confeccionar um jogo com sucata.
* Horta coletiva.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

E assim através do que foi visto dentro das lixeiras durante a expedição investigativa, foi feito num segundo momento uma reflexão junto aos alunos, sobre a redução dos resíduos e a proteção dos recursos naturais, contribuindo, de forma lúdica, para uma aprendizagem significativa e para a adoção de práticas mais cidadãs.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Aquarela

Diretor
Angela Binotto da Rosa

Turma
Maternal II e III (tarde).

Número de alunos
27

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Associação Amigos do Rio Portella, CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
O projeto foi desenvolvido no cotidiano da sala de aula e com ele foi possível rever a importância da matéria prima chamada sucata, que ela pode e deve ser aproveitada com criatividade na construção de brinquedos, jogos e materiais pedagógicos, podendo com isso serem trabalhados no dia a dia da sala de aula. Ver a alegria nos olhos das crianças ao aprender brincando com a transformação do que até então era lixo, tornou o cotidiano do trabalho docente, algo prazeroso e recompensador.
Lizandra Cirolini Cervo | Professor(a)