Classificação: ESTIMULAÇÃO PSICOMOTORA
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
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Projeto

Promovendo o desenvolvimento e a aprendizagem por meio da ludicidade. Eu gostei dos joguinhos e da gincana. Foi muito bom e eu aprendi muitas coisas legais. Gostei dos livrinhos, já pintei e li eles com a mãe e a Raíssa.
Raoni | aluno(a)
Expedição Investigativa

Pergunta Exploratória utilizada foi: Quais das dificuldades elencadas abaixo você possui para trabalhar com sua turma e/ou quais dessas dificuldades é mais frequente em sua turma: coordenação motora; expressão oral; expressão corporal; leitura; escrita; raciocínio lógico; atividades cooperativas; sequência lógica; organização espacial; outros.

Objetivos

Através de jogos, atividades lúdicas e cooperativas desenvolver as habilidades elencadas por cada professor em sua turma, durante o período de realização dos projetos de recreação e hora do conto, no atendimento educacional especializado e no Apoio Pedagógico.

Comunidade de Aprendizagem

A Comunidade de Aprendizagem é composta por alunos, professores, funcionários, Equipe Diretiva, pais, enfim, apoiadores e toda Comunidade envolvida no processo formativo.

Articulação com o currículo

* Doação de livros de histórias infantis para colorir: Raciocínio lógico, leitura e escrita, sequência lógica, organização espacial, coordenação motora, cooperação.

* Hora do Conto e Recreação: Oficina de teatro – dramatização: Expressão oral e corporal, leitura e escrita, sequência lógica, organização espacial.

* Oficina de dança: Expressão corporal, sequência lógica e coordenação motora.

* Recreação: Jogos recreativos enfatizando a socialização e a cooperação; Atividades com percursos e obstáculos utilizando diferentes materiais. Cooperação, coordenação motora, raciocínio lógico.

* Palavras cruzadas com material móvel, jogo do stop cooperativo, jogo de perguntas e respostas: Leitura, escrita, raciocínio lógico, cálculos matemáticos, expressão oral, coordenação motora, cooperação; Jogo cara a cara, trilhas cooperativas com diferentes temáticas, jogo mapa no computador, softwares educativos.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a aplicação da referida pergunta, que devido a especificidade do trabalho desenvolvido pelos profissionais envolvidos nesse projeto, e conforme tabulação de dados, os professores reuniram-se com seus colegas regentes das referidas turmas e concluíram que estes querem trabalhar o seguinte projeto: Promovendo o desenvolvimento e a aprendizagem por meio da ludicidade.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Cândida Zasso

Diretor
Odila Binotto Rossato

Turma
1 ao 5 ano

Número de alunos
132

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Nova Palma

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE NOVA PALMA

Apoiadores
Sindicato dos Trabalhadores Rurais, EMATER, Associação Amigos do Rio Portella, CAMNPAL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
A realização deste projeto veio a contribuir com as atividades que já estavam sendo realizadas com os alunos envolvidos nele. No entanto, percebemos que os alunos obtiveram grandes avanços.
Ana Paula dos Santos Ferraz | Professor(a)