Classificação: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Alimentação saudável na Adolescência Estamos nos sentindo felizes em participar desse projeto. Ele ensinou a nos alimentar melhor e a fazer exercícios.
Construção coletiva de todos os alunos da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa

Surgiu do interesse dos alunos em relação aos alimentos saudáveis e a curiosidade de saber o que era um alimento transgênico. A partir desse interesse, foi montado uma pesquisa investigativa em que os alunos levaram um questionário para responder em casa, juntamente com seus familiares. As perguntas para explorar a temática foram: O que cada um come durante a semana? A família sabe se a alimentação traz consequências à saúde? A família sabe o que são alimentos transgênicos?

Objetivos

Conhecer a alimentação em seus aspectos culturais e históricos, ou seja, como um elemento da cultura que se transforma no tempo, de acordo com as mudanças que ocorrem na sociedade. Fazer com que os alunos tenham uma alimentação saudável, deixando de ingerir os salgadinhos, bolachas recheadas e refrigerantes, consumindo mais verduras, legumes, frutas e sucos naturais.

Comunidade de Aprendizagem

Círculo de Pais e Mestres; Conselho Escolar, Secretaria de Educação, Sicredi; professores da escola; funcionários; pais dos alunos participantes deste projeto; Cotrisel; alunos da Escola, Equipe Diretiva da Escola, EMATER, Nutricionista.

Articulação com o currículo

* Palestra, na Escola, com a nutricionista Vanessa, para falar sobre o que é alimentar-se de forma saudável. Após os alunos irão construir uma pirâmide alimentar. Habilidades: expressão escrita com a elaboração de um relatório sobre a palestra; Construção de uma Maquete alimentar para desenvolver a consciência sobre o que é mais importante no organismo e o que é dispensável; noções de quantidade, coletividade, comunicação.

* Palestra com a EMATER, na escola, a fim de ensinar receitas atrativas com alimentos saudáveis e sobre alimentos transgênicos.

* Construir um livro de receitas saudáveis e fazer com suas famílias uma receita e registrar com foto. Neste livro serão feitas receitas literárias. Habilidades: criatividade, cooperação, coletividade, interação social colocando em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, expressão gráfica, literária, escrita.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Partindo desta investigação, as professoras juntamente com os alunos escolheu a alimentação saudável, na perspectiva do seguinte tema: Alimentação saudável na Adolescência.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Théo

Diretor
Simone Chaves de Rosso

Turma
6 ano

Número de alunos
18

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Sepé

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO SEPE

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
Nosso projeto tem finalidade de conscientizar a comunidade escolar e a família a ter uma vida saudável. São orientados a verificar se estão com o peso ideal e as calorias ingeridas, também a praticar atividades físicas diariamente, a fazerem e comerem receitas saudáveis e a produzirem alimentos, como verduras e temperos.
Marli Lorenzoni Zotteli | Professor(a)