Alimentação saudável na Adolescência
“ Estamos nos sentindo felizes em participar desse projeto. Ele ensinou a nos alimentar melhor e a fazer exercícios.
Construção coletiva de todos os alunos da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa
Surgiu do interesse dos alunos em relação aos alimentos saudáveis e a curiosidade de saber o que era um alimento transgênico. A partir desse interesse, foi montado uma pesquisa investigativa em que os alunos levaram um questionário para responder em casa, juntamente com seus familiares. As perguntas para explorar a temática foram: O que cada um come durante a semana? A família sabe se a alimentação traz consequências à saúde? A família sabe o que são alimentos transgênicos?
Objetivos
Conhecer a alimentação em seus aspectos culturais e históricos, ou seja, como um elemento da cultura que se transforma no tempo, de acordo com as mudanças que ocorrem na sociedade. Fazer com que os alunos tenham uma alimentação saudável, deixando de ingerir os salgadinhos, bolachas recheadas e refrigerantes, consumindo mais verduras, legumes, frutas e sucos naturais.
Comunidade de Aprendizagem
Círculo de Pais e Mestres; Conselho Escolar, Secretaria de Educação, Sicredi; professores da escola; funcionários; pais dos alunos participantes deste projeto; Cotrisel; alunos da Escola, Equipe Diretiva da Escola, EMATER, Nutricionista.
Articulação com o currículo
* Palestra, na Escola, com a nutricionista Vanessa, para falar sobre o que é alimentar-se de forma saudável. Após os alunos irão construir uma pirâmide alimentar. Habilidades: expressão escrita com a elaboração de um relatório sobre a palestra; Construção de uma Maquete alimentar para desenvolver a consciência sobre o que é mais importante no organismo e o que é dispensável; noções de quantidade, coletividade, comunicação.
* Palestra com a EMATER, na escola, a fim de ensinar receitas atrativas com alimentos saudáveis e sobre alimentos transgênicos.
* Construir um livro de receitas saudáveis e fazer com suas famílias uma receita e registrar com foto. Neste livro serão feitas receitas literárias. Habilidades: criatividade, cooperação, coletividade, interação social colocando em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, expressão gráfica, literária, escrita.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Partindo desta investigação, as professoras juntamente com os alunos escolheu a alimentação saudável, na perspectiva do seguinte tema: Alimentação saudável na Adolescência.