Salvando o Lajeado
“ Estou aprendendo a cuidar do meio ambiente e mantê-lo em boa condição. Vamos até o Lajeado para entrega de panfletos na Comunidade, publicação de fotos e coleta de lixo. Com isso estou aprendendo que com pequenas atitudes é possível mudar o mundo.
Daiane da Rocha Lopes Borges | aluno(a)
Expedição Investigativa
A partir da preocupação do aluno em cuidar do meio ambiente, surgiu o interesse de conhecer o Lajeado do Moinho, para saber como se encontra, já que antigamente era um local utilizado pela comunidade sepeense, servindo como geração de energia e para lavar roupas. Realizamos a nossa expedição, no Lajeado do Moinho e após visitamos a CORSAN. A pergunta exploratória desenvolvida com os alunos foi: Como está a conservação e preservação da água neste local?
Objetivos
Perceber a água como importante meio de cuidar da vida e garantir o desenvolvi-mento socioeconômico de todas as nações, bem como repensar hábitos e consequentemente adotar conduta mais consciente e condizente com a realidade atual.
Comunidade de Aprendizagem
Círculo de Pais e Mestres; Conselho Escolar, Equipe Diretiva, Secretaria de Educação; Sicredi; professores da escola; funcionários; pais dos alunos participantes deste projeto; Cotrisel; Corsan; Pedro Renato, Secretaria do Meio Ambiente.
Articulação com o currículo
* Visita ao Lajeado do Moinho e CORSAN. - Compreensão, interpretação, questionamentos oral e escrito enfocado a Temática. Cada aluno fará um texto sobre o passeio. Após um painel com fotos, maquete hidrográfica.
* Filme o Segredo das águas – a possível consequência do derretimento das geleiras (textos e painéis). Trabalhos com os diferentes gêneros textuais; causa e efeito do derretimento das geleiras.
* Confecção de panfletos e plantio de árvores. Poesias, conscientização sobre o cuidado ambiental. Produções textuais dando ênfase as questões ambientais pontuadas. Empregar cor-retamente os conhecimentos gramaticais na realização das atividades proposta.
* Palestra, Pesquisa e entrevista – com os órgãos administrativos do Município que cuidam do Meio Ambiente para saber como é o cuidado destes órgãos com a água, seus cuidados, conscientização e em relação ao lixo da nossa cidade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a aplicação da referida pergunta e vivenciada a expedição, as professoras em conjunto com os alunos concluíram que é necessário trabalhar na perspectiva do seguinte tema: “Salvando o Lajeado”