Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

Ler é um prazer Aprendemos a importância das árvores para as nossas vidas, que elas possuem nomes. Adoramos participar do Projeto porque nos ajuda a ler e a escrever.
Construção coletiva de todos os alunos da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa

A Pergunta Exploratória utilizada para que fosse possível contemplar tal área foi: “O que você está vendo neste lugar? Para que serve este lugar? O que poderemos fazer para preservá-lo?” Durante o passeio até as duas praças a professora percebeu que os alunos interessaram-se pelas placas indicativas dos nomes das árvores e monumentos, e esse fato será muito útil para o estímulo da escrita e da leitura em sala de aula.

Objetivos

Estimular o desenvolvimento da leitura e a escrita em sala de aula.

Comunidade de Aprendizagem

Círculo de Pais e Mestres; Conselho Escolar, Secretaria de Educação, Sicredi; professores da escola; funcionários; pais dos alunos participantes deste projeto; Cotrisel; alunos da Escola; Equipe Diretiva da Escola, Ana de Leon Brum (palestrante), Biblioteca Pública, Secretaria do Meio Ambiente.

Articulação com o currículo

Visita nas duas praças escolhidas. Desenho das praças da cidade. Texto coletivo sobre o passeio. Habilidades: expressão oral, escrita, leitura, habilidades motoras, noções de espaço e de tempo histórico, comportamento social e coletividade.

Praça do Bairro. E também pesquisar na Biblioteca Pública do Município, o porquê do nome da Praça Central. Habilidades: expressão oral, escrita, investigativa, compreensão da História do Município.

Estimular os familiares a mandarem nomes de árvores e flores e sugerirem algumas para plantar na Praça do Bairro. Habilidades: escrita e investigativa.

Plantar flores na praça do hospital a fim de que os alunos desenvolvam a responsabilidade e noções valores. Serão trabalhados textos, compreensão, interpretação; contagem das mudas, divisão do espaço dos canteiros; observação do crescimento das plantas; cooperação.

Fazer Hora da Leitura na Praça do Bairro. Habilidades: leitura, expressão oral, comportamento.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Após a aplicação da referida pergunta e vivenciada a expedição, a professora em conjunto com os alunos concluíram que é necessário trabalhar na perspectiva do seguinte tema: Ler é um prazer.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Théo

Diretor
Simone Chaves de Rosso

Turma
1 ano

Número de alunos
14

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Sepé

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO SEPE

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
O projeto foi muito importante para o trabalho, pois além de servir como suporte nos levou a adquirir vários conhecimentos, como: a história de nossas praças, pessoas que fizeram parte desta época, familiares do patrono de uma das praças, nome das árvores, monumentos que lá encontramos. Contribuindo assim para o desenvolvimento da leitura e escrita dos alunos.
Jucimara Vargas Stumm | Professor(a)