Ler é um prazer
“ Aprendemos a importância das árvores para as nossas vidas, que elas possuem nomes. Adoramos participar do Projeto porque nos ajuda a ler e a escrever.
Construção coletiva de todos os alunos da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa
A Pergunta Exploratória utilizada para que fosse possível contemplar tal área foi: “O que você está vendo neste lugar? Para que serve este lugar? O que poderemos fazer para preservá-lo?” Durante o passeio até as duas praças a professora percebeu que os alunos interessaram-se pelas placas indicativas dos nomes das árvores e monumentos, e esse fato será muito útil para o estímulo da escrita e da leitura em sala de aula.
Objetivos
Estimular o desenvolvimento da leitura e a escrita em sala de aula.
Comunidade de Aprendizagem
Círculo de Pais e Mestres; Conselho Escolar, Secretaria de Educação, Sicredi; professores da escola; funcionários; pais dos alunos participantes deste projeto; Cotrisel; alunos da Escola; Equipe Diretiva da Escola, Ana de Leon Brum (palestrante), Biblioteca Pública, Secretaria do Meio Ambiente.
Articulação com o currículo
Visita nas duas praças escolhidas. Desenho das praças da cidade. Texto coletivo sobre o passeio. Habilidades: expressão oral, escrita, leitura, habilidades motoras, noções de espaço e de tempo histórico, comportamento social e coletividade.
Praça do Bairro. E também pesquisar na Biblioteca Pública do Município, o porquê do nome da Praça Central. Habilidades: expressão oral, escrita, investigativa, compreensão da História do Município.
Estimular os familiares a mandarem nomes de árvores e flores e sugerirem algumas para plantar na Praça do Bairro. Habilidades: escrita e investigativa.
Plantar flores na praça do hospital a fim de que os alunos desenvolvam a responsabilidade e noções valores. Serão trabalhados textos, compreensão, interpretação; contagem das mudas, divisão do espaço dos canteiros; observação do crescimento das plantas; cooperação.
Fazer Hora da Leitura na Praça do Bairro. Habilidades: leitura, expressão oral, comportamento.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Após a aplicação da referida pergunta e vivenciada a expedição, a professora em conjunto com os alunos concluíram que é necessário trabalhar na perspectiva do seguinte tema: Ler é um prazer.