Classificação: VALORES
Período de desenvolvimento: 2015 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

A amizade não pode ser destruída O projeto nos ajudou a ter mais amizade e respeito pelos outros, principalmente os mais velhos. Amar todas as pessoas sem fazer diferença.
Construído coletivamente por todos os alunos da turma | aluno(a)
Expedição Investigativa

A partir do acompanhamento da professora, foi percebido que os alunos apresentavam algumas dificuldades na interação social dentro e fora da sala de aula. Com isso, sentiu-se a necessidade de trabalhar um projeto que tenha como foco desenvolver nos alunos noções de solidariedade e de amizade. Junto da turma, a pergunta exploratória realizada para contemplar essa área foi: “A amizade e a solidariedade é importante nas nossas vidas?”

Objetivos

Despertar no aluno a importância da amizade, solidariedade e afeto com as pessoas. Que eles compreendam que precisamos respeitar e valorizar o “outro” e as diferentes fases da vida humana, principalmente em relação aos mais velhos.

Propiciar a convivência harmoniosa e solidária entre todos os alunos, fortalecendo o respeito à diversidade humana e a solidariedade, no sentido de formar cidadãos humanos mais capazes de exercer a cidadania em nossa sociedade.

Comunidade de Aprendizagem

Círculo de Pais e Mestres; Conselho Escolar, Secretaria de Educação, Sicredi; professores da escola; funcionários; pais dos alunos participantes deste projeto; Cotrisel; alunos da Escola, Equipe Diretiva da Escola, Asilo São Vicente de Paula.

Articulação com o currículo

Visita ao Asilo São Vicente de Paula e entrevista com o Presidente - Compreensão da realidade e do contexto social, habilidades de interação social.

Ações de solidariedade no Asilo – Painel com fotos tiradas durante a Visita, feito pelos alunos com palavras sobre amizade e solidariedade. Jogo de boliche com a temática: amizade. -Habilidades de interação social, humanização e solidariedade; leitura e escrita.

Dia Internacional do Idoso - Tarde de Show no Asilo, com diversas atividades culturais. -Expressão oral, corporal, interação social, coletividade, comportamento em grupo, respeito ao próximo

Painel com os moradores do Asilo. Coletividade e cooperação, criatividade, habilidades motoras, noções de espaço.

Chá dos Avós – confraternização com os alunos e seus familiares na Escola. Cada aluno fará um cartão para entregar aos seus avós. Coletividade, relacionamento afetivo, aproximação das famílias e dos alunos, expressão oral e artística.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

Esta questão foi analisada com uma roda de conversa com os alunos para refletir o que eles entendiam sobre amizade e da necessidade de sermos solidários. Escolheram como local de desenvolvimento das ações, a sala de aula e o Asilo São Vicente de Paula, que fica no Bairro onde é situada a escola. Para isso foi programada uma Visita dos alunos ao Asilo e um questionário que os alunos fizeram ao Presidente do Asilo e para alguns moradores.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Théo

Diretor
Simone Chaves de Rosso

Turma
2 ano

Número de alunos
13

Estado
Rio Grande do Sul

Município
São Sepé

Cooperativa
SICREDI REGIÃO CENTRO

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE SAO SEPE

Apoiadores
COTRISEL

Assessoria Pedagógica
F e L CONSULTORIA
O Projeto teve grande relevância na turma, pois havia muitos conflitos e atualmente eles demonstram mais amizade e respeito uns pelos outros. Conscientizaram-se da valorização e respeito aos mais velhos.
Elaci Teresinha Santos Dallanora | Professor(a)