Nossas Origens
“ Aprendi muitas coisas sobre imigração italiana, também tivemos o chá dos avós com a participação dos avós contando suas histórias de antigamente. Fizemos gráficos sobre as origens, entrevistamos nossos pais e avós. Gostei muito de participar, me senti bem importante!
Perla Pitton Cordeiro | aluno(a)
Expedição Investigativa
Questionário para os pais responderem sobre a origem do sobrenome. E questionário para os avós responderem sobre o seu tempo de infância: como era a alimentação, a medicina, as plantações, as músicas, as danças, o vestuário, a educação, os jogos e as brincadeiras.
Objetivos
Conhecer a história da formação do Rio Grande do Sul, reconhecendo o trabalho dos imigrantes e do índio, as influências e costumes que transmitiram para valorizar a sua cultura.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais, avós, idosos da comunidade, secretaria de educação, Sicredi.
Articulação com o currículo
Linguagens: Leitura, sistematização de entrevistas, produção de texto, resumo, relatório de viagem, expressão oral, corporal e verbal.
Ciências Humanas: Os índios como os primeiros habitantes do RS, a vinda dos primeiros imigrantes, a colonização italiana e alemã, portugueses e espanhóis, as reduções jesuíticas, os sete povos das missões, mapas, viagem de Estudos.
Ciências da Natureza: Alimentação, remédios caseiros, plantações, saúde.
Matemática: Gráficos, situações matemáticas.
Ensino Religioso: Paralelo entre a religião Indígena, católica e evangélica, religiosidade e as suas mudanças.
Artes: Confecção de painel, desenhos das antigas moradias, danças, músicas, exploração de fotos, exploração de vídeos.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
A escolha do tema surgiu a partir das respostas que os pais e avós deram nas entrevistas, após a sistematização das mesmas, ouve uma conversa com os alunos e professora para definição do tema que foi escolhido democraticamente a partir do que os alunos querem conhecer mais.