Valorização da saúde
“ “Aceitar o conselho dos nossos pais: comer frutas, verduras, legumes, carne branca e evitar refrigerantes. Saber escolher o alimento faz diferença em manter o corpo com saúde ou provocar doenças”.
Eric Cordeiro | aluno(a)
“ “Acredito que falar na sala de aula sobre alimentação saudável é importante sim, porque reforça o que a gente ensina em casa. Prefiro servir sucos naturais, poucas vezes uso refrigerante, somente no final de semana. Isso só dá certo se a família chegar num acordo, todos precisam concordar com essa ideia”.
Madalena Kriezer dos Passos. | responsável
Expedição Investigativa
A expedição investigativa aconteceu no evento organizado pela Secretaria de Saúde de Maripá. Fomos até o local conversamos com os moradores da cidade, Nutricionistas, Psicólogas e Agentes Comunitários de Saúde.
Objetivos
Compreender que os alimentos podem manter a saúde ou provocar doenças.
Pesquisar os componentes de cada alimento, tipos e seus benefícios.
Comunidade de Aprendizagem
Acadêmicos da UFPR, Vigilância sanitária, Dentista, Agentes comunitários de saúde, Enfermeiras, Nutricionista, Psicóloga, depoimentos de alunos, pais e pessoas com colesterol, diabéticos, obesos e hipertensos.
Articulação com o currículo
Língua Portuguesa: Receita culinária, entrevistas, depoimentos e produção do diário de bordo. Geografia: Organização do espaço .
História: Quais são os alimentos que os pioneiros de origem germânica e italianos trouxeram para o município de Maripá?
Matemática: Calcular o preço de cada receita e se for vender estimar o lucro.
Ciências: O bom funcionamento dos Sistemas do Corpo humano (cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, sensório, endócrino, excretor, urinário, reprodutor, esquelético, muscular, imunológico, linfático, tegumentar ou epitelial); dependem da higiene, alimentação, exercícios físicos e diversão.