Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Pequenos Leitores Meu filho Leonardo, hoje, gosta que eu leio para ele e quer, também, contar historias para mim.
Eliane Regina Neres Nunes | responsável
Expedição Investigativa

Começou na sala de aula, em uma roda de conversa sobre as histórias e os livros. As crianças perguntaram se não seria legal contar as histórias que aprendiam para as crianças, da sala ao lado. E assim, a expedição se desenvolveu com essa turma de crianças ouvindo muitas histórias e recontando-as para outras, formando um público de contadores e ouvintes de histórias.

Objetivos

Proporcionar uma variedade de leituras de histórias, compartilhar das próprias histórias com outras turmas e envolver a família para tornar as crianças pequenas leitoras.

Comunidade de Aprendizagem

Foi realizada uma pesquisa com os pais sobre as histórias que eles conheciam. Os pais foram chamados a participarem do projeto, contando as diferentes histórias que conheciam desde a sua infância. Os pais ficaram felizes em poder compartilhar de seus conhecimentos e se sentiram valorizados e co-participativos na formação das crianças do CEMEI.

Articulação com o currículo

Linguagem Oral e escrita, leitura de histórias; contação de histórias pelos alunos, produção coletiva de textos.
Matemática: Lista de livros; Gráficos, numeração, noções de quantidade.
Natureza e Sociedade. Ambiente das historias, necessidade de ouvir histórias.
Arte: dramatização: musicas, danças; confecção do livro de músicas, sob diferentes técnicas.
Musica e movimento: musicas relativas ao tema e dança.


Ficha Técnica
Escola
CEMEI Maria Stella de Carvalho Lacombe

Diretor
Silvia Helena Prado Savério Jordão

Turma
PREI C

Número de alunos
19

Educadores
ROSELI ALVES QUERINO DE CARVALHO

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

Apoiadores
PAIS E FAMILIARES

Assessoria Pedagógica
Sérgio Paixão e Márcia de Mello
Observei que os alunos se acostumaram a ouvir histórias todos os dias, eles pedem todos os dias para que eu conte histórias. Eles querem ler as histórias, apontam as ilustrações relacionando com a contação.
Professor | Professor(a)