Meios de Comunicação - Cartas: Um passado bem presente
“ Escrever cartas agora é uma atividade do meu dia-a-dia. O filme 'Cartas para Deus' me fez repensar meu jeito de ser. Ler revistas CHC- Ciências Hoje das Crianças e escrever minha opinião sobre seus assuntos também foi uma novidade muito boa, porque nos incentiva a ler cada vez mais.
Isabela Angeli e Melissa Rubim | aluno(a)
Expedição Investigativa
Visita ao Correio da cidade e entrevista com o gerente para conhecer o funcionamento da empresa e outras curiosidades. As crianças também levaram a boa pergunta para casa a fim de conhecer como seus pais e avós se comunicavam antes da internet.
Objetivos
Possibilitar a pesquisa em diferentes meios de comunicação disponíveis, em parceria com a comunidade escolar, para reconstrução da história da comunicação.
Comunidade de Aprendizagem
As crianças foram orientadas a conversarem com os avós e pais sobre a forma que eles se comunicavam e a carta foi o meio mais citado por eles. A escola organizou uma mostra de cartas dos alunos e realizou uma oficina de troca de cartas antigas.
Articulação com o currículo
Aproveitamos os conteúdos de língua portuguesa, história, geografia e arte para relacionar a carta à situação comunicativa e ao suporte em que circula. Identificar possíveis elementos da organização interna da carta (destinatário, remetente, corpo do texto, despedida). Reconhecer, em relação à finalidade e ao interlocutor, o nível de linguagem em uso: formal/informal. Relato de experiências vividas. Leitura e análise de cartas de leitor. Roda de conversa. Reflexão sobre as aprendizagens. Trabalho em grupo: Pesquisa sobre os meios de comunicação. Confecção de cartazes. Produção de cartas de leitor Postagem e envio para a redação da CHC- Ciências Hoje das Crianças. Filmes: Cartas para Julieta e Cartas para Deus.