Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Meios de Comunicação - Cartas: Um passado bem presente Escrever cartas agora é uma atividade do meu dia-a-dia. O filme 'Cartas para Deus' me fez repensar meu jeito de ser. Ler revistas CHC- Ciências Hoje das Crianças e escrever minha opinião sobre seus assuntos também foi uma novidade muito boa, porque nos incentiva a ler cada vez mais.
Isabela Angeli e Melissa Rubim | aluno(a)
Expedição Investigativa

Visita ao Correio da cidade e entrevista com o gerente para conhecer o funcionamento da empresa e outras curiosidades. As crianças também levaram a boa pergunta para casa a fim de conhecer como seus pais e avós se comunicavam antes da internet.

Objetivos

Possibilitar a pesquisa em diferentes meios de comunicação disponíveis, em parceria com a comunidade escolar, para reconstrução da história da comunicação.

Comunidade de Aprendizagem

As crianças foram orientadas a conversarem com os avós e pais sobre a forma que eles se comunicavam e a carta foi o meio mais citado por eles. A escola organizou uma mostra de cartas dos alunos e realizou uma oficina de troca de cartas antigas.

Articulação com o currículo

Aproveitamos os conteúdos de língua portuguesa, história, geografia e arte para relacionar a carta à situação comunicativa e ao suporte em que circula. Identificar possíveis elementos da organização interna da carta (destinatário, remetente, corpo do texto, despedida). Reconhecer, em relação à finalidade e ao interlocutor, o nível de linguagem em uso: formal/informal. Relato de experiências vividas. Leitura e análise de cartas de leitor. Roda de conversa. Reflexão sobre as aprendizagens. Trabalho em grupo: Pesquisa sobre os meios de comunicação. Confecção de cartazes. Produção de cartas de leitor Postagem e envio para a redação da CHC- Ciências Hoje das Crianças. Filmes: Cartas para Julieta e Cartas para Deus.


Ficha Técnica
Escola
EMEF de Pompéia

Diretor
Marilene Chicarelli Cavalieri Nome do vice-diretor: Maristela do Nascimento Batista

Turma
4º A e 4º B

Número de alunos
52

Educadores
Raquel Pereira Relvas e Maria Izabel Trevisan

Estado
São Paulo

Município
Pompéia

Cooperativa
SICREDI CENTRO OESTE SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO POMPEIA

Apoiadores
DEC - Divisão de Educação e Cultura

Assessoria Pedagógica
Sérgio Paixão e Márcia de Mello
Foi possível observar que os alunos se sentiram motivados a escrever e enviar cartas pelo prazer que elas transmitem. Além disso, houve melhora significativa na coerência e coesão do texto redigido, ou seja, não basta que a letra seja legível, é importante que o leitor entenda a mensagem por meio da carta.
Raquel Pereira Relvas | Professor(a)