De bem com a Vida
Expedição Investigativa
Tendo como base os conhecimentos prévios dos educandos e as suas expectativas em relação ao que se almeja conhecer foi realizada a expedição investigativa onde a mobilização da comunidade de aprendizagem, bem como o envolvimento dos professores articulando o projeto com os conteúdos curriculares e estratégias pedagógicas foram o ponto alto com um ingrediente fantástico da perspectiva interdisciplinar.
Objetivos
Conceber a Escola como espaço de produção e reflexão de experiências relevantes à vida social, que permite o desenvolvimento de uma cidadania plena.
Integrar o projeto pedaógico com as diversas áreas do conhecimento realizando de forma muito evidente a interdisciplinariedade.
Comunidade de Aprendizagem
O projeto será baseado em um conjunto de práticas educativas dirigidas à transformação social e educativa e, para tanto, destaca-se dois fatores importantes para a aprendizagem na atual sociedade: as interações e a participação da comunidade.
Para o desenvolvimento do presente projeto participam os professores, os alunos, os familiares moradores do local, as pessoas voluntárias, os membros de associações, etc.
Articulação com o currículo
Educar significa preparar o indivíduo para responder às necessidades pessoais e aos anseios de uma sociedade em constante transformação, aceitando desafios propostos, dialogando com um mundo novo e dinâmico, numa sociedade mais instruída, melhor capacitada, gerando espaços educacionais autônomos, criativos, solidários e participativos.
Desta forma todos os componenetes curriculares estão articulados e fazem parte do cotidiano da sala de aula onde o projeto se realiza. Todos os professores planejam de forma conjunta, com seus pares e com os alunos.
Não é mais admissível trabalhar em uma metodologia de exercícios de memorização, leituras e livros didáticos.
Problematizar é o foco principal do projeto e questionar faz parte da relação intrinseca entre a escola e a comunidade.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
As assembleias escolares são formas de oportunizar o espaço para participação efetiva de alunos e professores nesse processo de democratização das relações e na construção de regras. São momentos da palavra e do diálogo onde todos se reúnem para refletir, para falar sobre tudo que lhes pareça pertinente para melhorar o trabalho e a convivência escolar.