Classificação: Bem estar
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
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Projeto

De bem com a Vida
Expedição Investigativa

Tendo como base os conhecimentos prévios dos educandos e as suas expectativas em relação ao que se almeja conhecer foi realizada a expedição investigativa onde a mobilização da comunidade de aprendizagem, bem como o envolvimento dos professores articulando o projeto com os conteúdos curriculares e estratégias pedagógicas foram o ponto alto com um ingrediente fantástico da perspectiva interdisciplinar.

Objetivos

Conceber a Escola como espaço de produção e reflexão de experiências relevantes à vida social, que permite o desenvolvimento de uma cidadania plena.
Integrar o projeto pedaógico com as diversas áreas do conhecimento realizando de forma muito evidente a interdisciplinariedade.

Comunidade de Aprendizagem

O projeto será baseado em um conjunto de práticas educativas dirigidas à transformação social e educativa e, para tanto, destaca-se dois fatores importantes para a aprendizagem na atual sociedade: as interações e a participação da comunidade.
Para o desenvolvimento do presente projeto participam os professores, os alunos, os familiares moradores do local, as pessoas voluntárias, os membros de associações, etc.

Articulação com o currículo

Educar significa preparar o indivíduo para responder às necessidades pessoais e aos anseios de uma sociedade em constante transformação, aceitando desafios propostos, dialogando com um mundo novo e dinâmico, numa sociedade mais instruída, melhor capacitada, gerando espaços educacionais autônomos, criativos, solidários e participativos.
Desta forma todos os componenetes curriculares estão articulados e fazem parte do cotidiano da sala de aula onde o projeto se realiza. Todos os professores planejam de forma conjunta, com seus pares e com os alunos.
Não é mais admissível trabalhar em uma metodologia de exercícios de memorização, leituras e livros didáticos.
Problematizar é o foco principal do projeto e questionar faz parte da relação intrinseca entre a escola e a comunidade.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

As assembleias escolares são formas de oportunizar o espaço para participação efetiva de alunos e professores nesse processo de democratização das relações e na construção de regras. São momentos da palavra e do diálogo onde todos se reúnem para refletir, para falar sobre tudo que lhes pareça pertinente para melhorar o trabalho e a convivência escolar.

Ficha Técnica
Escola
EMEF SANTO ANTÔNIO

Diretor
Rosineide Dalla Corte da Silva

Turma
Ensino Fundamental e Educação Infantil

Número de alunos
150

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Agudo

Cooperativa
SICREDI CENTRO SERRA RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO AGUDO

Assessoria Pedagógica
Elisabeth Garcia Costa
O PUFV trouxe à Escola a pedagogia de projetos, que facilita o trabalho coletivo, onde todos envolvem-se em um mesmo tema. Em sala auxilia no desenvolvimento dos conteúdos, pois os mesmos são inseridos no próprio projeto. Como o tema deste ano é bem amplo, tudo que trabalharmos está inserido direta ou indiretamente no plano de estudos do professor e no cotidiano da vida do aluno e da comunidade.
Nadiesca Maria Fardin | Professor(a)