Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Cantando a gente brinca, brincando a gente aprende. Eu gosto de aprender brincadeiras diferentes. Adoro brincar de pular amarelinha.
Bianca PittonTres | aluno(a)
Expedição Investigativa

A Expedição Investigativa desenvolveu-se a partir de um questionário que foi levado pelas crianças para suas casas, alcançando assim, todas as famílias, tanto as localizadas na área urbana quanto na área rural.

Objetivos

Despertar nas crianças o prazer em cantar, dançar e brincar com as músicas, dando ênfase à leitura, escrita e conhecimentos gerais a partir das mesmas, desenvolvendo o espírito cooperativo e o respeito à diversidade.

Comunidade de Aprendizagem

Serão envolvidos alunos, professores, famílias, funcionários, professores de áreas específicas, como educação física, dança, música, artistas locais,...

Articulação com o currículo

Conhecimentos linguísticos: Escrita, leitura, interpretação e expressão oral e corporal, linearidade.
Conhecimentos matemáticos: quantidade, cor, forma, ordem, sequência, lógica, antes e depois, memória visual e auditiva.
Ciências naturais: coordenação, percepção visual e auditiva, esquema corporal, observação
Ciências sociais: tempo, espaço, lateralidade, socialização, motricidade.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

A escolha do tema se deu a partir das respostas dadas pelos pais no questionário e da conversa dos professores com seus alunos em sala de aula, no qual eles responderam o que querem aprender e o que os pais esperam que eles aprendam na pré-escola.

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal de Educação Infantil Cachinhos de Ouro

Diretor
Rosalina Fagundes Telles

Turma
Pré níveis A e B

Número de alunos
28

Educadores
Rosalina, Tania, Jociane e Josiane

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Muliterno

Cooperativa
SICREDI IBIRAIARAS RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE MULITERNO

Assessoria Pedagógica
Jaíne de Lima Piva (IDEAU)
Diante de todas as informações coletadas, após a expedição investigativa entendemos que a escola é um ambiente que pode possibilitar o desenvolvimento da criatividade desde a infância. O jogo, o brinquedo e a música fazem parte das atividades que possibilitam explorar a imaginação das crianças. A brincadeira através da fantasia estimula as crianças a criarem diferentes situações que podem fazer parte do cotidiano ou não.
Rosalina Fagundes Telles | Professor(a)