Quem ama e cuida do lugar onde vive faz sua história
“ Muito aprendizado e vontade de estudar cada vez mais, por isso todos devemos nos conscientizar de preservar o lugar onde vivemos.
Leocir e Luiza | aluno(a)
Expedição Investigativa
Será promovido um passeio de Dim dim para conhecer um pouco mais o lugar onde vivemos. Durante a viagem cada aluno registrou fotos um local do município que chama mais atenção.
Num segundo momento o professor passará as fotos em slides, e quando apresentados para a turma, cada aluno falará o motivo da sua escolha.
Em seguida será registrado em cartaz os pontos positivos e negativos da investigação fotográfica.
Objetivos
Conhecer Ibiraiaras em seus aspectos culturais, sociais, históricos e geográficos, fortalecendo a cidadania de forma consciente e atuante.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, pais, funcionários, EMATER, Secretaria da Saúde, SMECET, PUFV.
Articulação com o currículo
Matemática: Situações matemáticas e cálculos (4 operações), sistema monetário, gráficos e tabelas, medidas de tempo.
História e Geografia: Etnias, população, localização, vegetação, hidrografia, relevo, clima, comércio, serviço, indústria. Os poderes e os símbolos municipais. Primeiros moradores
Artes: paródia, desenhos, confecção de placas e jogos.
Português e Ensino Religioso: leitura, interpretação, produção textual, reestruturação de texto, exposição dialogada, entrevista, gramática, análise de palavras, ortografia, vídeo, história em slides, pesquisa, os valores.
Ciências: Preservação da natureza: animais, vegetais, solo e água, principais doenças do município.
Educação Física: Jogos , brincadeiras, danças.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
Foi decidido de forma democrática a partir de um passeio de dim -dim para conhecer melhor nosso município , surgindo o interesse pelo estudo do lugar onde vivemos.