Classificação: Meio Ambiente
Período de desenvolvimento: 2015 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

Do Lixo às mãos do artista: Consciência Sustentável “ Gostei muito de aprender que dá para estar ajudando o meio ambiente e nossa cidade, se colocarmos em prática algumas atitudes em nossa casa e na escola, como separar o lixo e principalmente reaproveitando materiais recicláveis para fazer obras de Arte ou outras coisas e ensinar as outras pessoas também.”
Ketellyn Christyna de Souza. | aluno(a)
Expedição Investigativa

Na escola foi organizada uma exposição de Artes Visuais com quadros e painéis feitos com materiais recicláveis, de um artista plástico da cidade de Ribeirão Claro, Claudinei Azevedo e os alunos foram convidados a irem até o local para apreciarem as obras e responderem a pergunta lançada em sala “O que você vê?”

Objetivos

Conscientizar as crianças sobre a importância da separação adequada do lixo. Conhecer e apreciar obras de Arte feitas com materiais recicláveis e colocar em prática a educação ambiental por meio da Arte.

Comunidade de Aprendizagem

•Entrevista com o artista plástico do nosso município.
•Apresentação de cartazes e de teatro de fantoches feito com materiais recicláveis para os pais, autoridades e comunidade escolar.
•Exposição na escola e na Unidade do Sicredi de pinturas feitas pelos alunos utilizando como suporte o papelão.

Articulação com o currículo

Arte: Teatro de Fantoches, mistura de cores e pintura;
Português: Leitura e produção textual;
Ciências: Resíduos sólidos, os problemas causados pelo lixo, educação ambiental e os três Rs, reduzir, reutilizar e reciclar.


Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Correia Defreitas

Diretor
Daniela Rodrigues Martelini Rahuam

Turma
5 ano C

Número de alunos
25

Educadores
Adriani Santos Moreira

Estado
Paraná

Município
Ribeirão Claro

Cooperativa
SICREDI NORTE SUL PR/SP

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE RIBEIRAO CLARO

Assessoria Pedagógica
Sérgio Paixão e Márcia Mello
"Como professora e coordenadora da escola pude notar que as crianças envolvidas neste estão realmente se conscientizando sobre os problemas encontrados com o acúmulo de lixo e que a reutilização desses materiais que seriam descartados pode contribuir e muito para a melhoria do nosso meio ambiente."
Patricia Baggio Franke Néia | Professor(a)