EU E MEU BAIRRO
Expedição Investigativa
O projeto iniciou-se a partir da expedição investigativa, onde as crianças foram a pé até a residência dos colegas escolhidos por assembléia, optando pelos alunos que residiam próximo à escola, a fim de observar as ruas, trânsito, tipos de moradia, organização do espaço.
Objetivos
• Identificar dados pessoais e familiares das crianças;
• Conhecer e identificar os membros da família;
• Pesquisar a história do bairro por meio da memória oral dos familiares;
• Integrar a escrita e a imagem como formas de organização das informações pesquisadas;
• Interpretar gráficos;
• Trabalhar o conceito de pertencimento;
• Abordar a origem das coisas que cercam as crianças;
• Valorizar o espaço urbano;
Comunidade de Aprendizagem
As famílias colaboraram financeiramente sempre que foi solicitado, também recebendo os alunos em suas casas no dia da expedição investigativa.
Articulação com o currículo
Relação entre os fenômenos da natureza e os grupos sociais;
Formação da família;
MOVIMENTO: expressão corporal; coordenação motora fina e global; recreação; brinquedo cantado; jogos.
Linguagem: Oralidade - Expressão de desejos, necessidades e opiniões; Relato de experiências vividas; Elaboração de perguntas; Reconto de histórias.
notícias, bilhetes, informativos, rótulos e embalagens e outros.
Cuidados no uso de objetos do cotidiano (conservação, segurança e prevenção de acidentes). Preservação da vida
Confecção de objetos;
Respeito às diferenças (gênero, raça, etc.);
Respeito e valorização da sua cultura e dos outros grupos;
Jogos e brincadeiras;Imitação.
Processo Assemblear / Conselho de Grupo
PROCESSO ASSEMBLEAR / CONSELHO DE GRUPO
Em conselho de grupo foi apresentado três prováveis nomes para ser o nome do projeto. Sendo eles:
Ambiente familiar;
Conhecendo nossas famílias;
Nossas famílias;
Eu e meu bairro;
No qual dezenove alunos optaram por ambiente familiar e trinta e um por "Eu e Meu Bairro" com isso, definiu-se que o projeto chamará: "Eu e Meu Bairro".