Classificação: Cultura
Período de desenvolvimento: 2014 - 2° semestre
VOLTAR

Projeto

EU E MEU BAIRRO
Expedição Investigativa

O projeto iniciou-se a partir da expedição investigativa, onde as crianças foram a pé até a residência dos colegas escolhidos por assembléia, optando pelos alunos que residiam próximo à escola, a fim de observar as ruas, trânsito, tipos de moradia, organização do espaço.

Objetivos

• Identificar dados pessoais e familiares das crianças;
• Conhecer e identificar os membros da família;
• Pesquisar a história do bairro por meio da memória oral dos familiares;
• Integrar a escrita e a imagem como formas de organização das informações pesquisadas;
• Interpretar gráficos;
• Trabalhar o conceito de pertencimento;
• Abordar a origem das coisas que cercam as crianças;
• Valorizar o espaço urbano;

Comunidade de Aprendizagem

As famílias colaboraram financeiramente sempre que foi solicitado, também recebendo os alunos em suas casas no dia da expedição investigativa.

Articulação com o currículo

Relação entre os fenômenos da natureza e os grupos sociais;
Formação da família;
MOVIMENTO: expressão corporal; coordenação motora fina e global; recreação; brinquedo cantado; jogos.
Linguagem: Oralidade - Expressão de desejos, necessidades e opiniões; Relato de experiências vividas; Elaboração de perguntas; Reconto de histórias.
notícias, bilhetes, informativos, rótulos e embalagens e outros.
Cuidados no uso de objetos do cotidiano (conservação, segurança e prevenção de acidentes). Preservação da vida
Confecção de objetos;
Respeito às diferenças (gênero, raça, etc.);
Respeito e valorização da sua cultura e dos outros grupos;
Jogos e brincadeiras;Imitação.

Processo Assemblear / Conselho de Grupo

PROCESSO ASSEMBLEAR / CONSELHO DE GRUPO
Em conselho de grupo foi apresentado três prováveis nomes para ser o nome do projeto. Sendo eles:
 Ambiente familiar;
 Conhecendo nossas famílias;
 Nossas famílias;
 Eu e meu bairro;
No qual dezenove alunos optaram por ambiente familiar e trinta e um por "Eu e Meu Bairro" com isso, definiu-se que o projeto chamará: "Eu e Meu Bairro".

Ficha Técnica
Escola
Escola Municipal Valter Leite Pereira

Turma
Pré I

Número de alunos
50

Educadores
Maria Lice/Leila Maíra/ Carmem e Simone.

Estado
Mato Grosso

Município
Sorriso

Cooperativa
SICREDI CELEIRO DO MT

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO SORRISO

Assessoria Pedagógica
Ivone Cella da Silva
Muito legal, provocar nas crianças, reflexão sobre o que o bairro onde residem tem de belo, a estrutura, as pessoas, animais e principalmente a importância da família na vida delas.
MARIA LICE | Professor(a)