Escola e Família: Relações de essência e convivência
“ “Gostei de fazer a máquina do tempo, o meu pai ajudou muito”;
“Ficamos deslumbrados em falar em público, mesmo com medo;”
“Fazendo minhas tarefas com os meus pais se torna mais fácil”;
Achei bem legal trabalhar com meus pais em casa e também eles virem aqui na escola nos ajudar”;
“Gostei de entrevistar os pais e avós, aprendi bastante”.
Turmas 11 e 12 e turma e 52 | aluno(a)
Expedição Investigativa
Através do filme: “A Família do Futuro” e entrevista com os pais e ou responsáveis.
Objetivos
Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar onde possibilite o conhecimento da família de cada criança, seus valores, bem como o tipo de família a que elas pertencem. Estabelecer a integração entre família x escola e propiciar a confraternização em comemoração ao término do ano letivo entre as famílias que fazem parte do ambiente escolar e todo o corpo docente.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, direção, pais e ou responsáveis, comunidade de aprendizagem ao redor da escola.
Articulação com o currículo
MATEMÁTICA: Estudo da quantidade,problemas envolvendo adição e subtração,sistema monetário,construção de gráficos e tabelas.
PORTUGUÊS: Dramatizações. canto,leitura e escrita de frases e diferentes tipos de textos e formação de palavras,noção de gênero e número,confecção de livrinho sobre cada um e sua família,história de cada um utilizando medida de alunos, identidade e certidão de nascimento;entrevista com os pais: exposição de fotos antigas das famílias,inter série envolvendo os pais e alunos.
CIÊNCIAS: Higiene pessoal, do ambiente familiar, escolar e alimentar.
O ciclo da vida de seres humanos;
ESTUDOS SOCIAIS E ENSINO RELIGIOSO: Introdução ao estudo da história através da montagem da linha do tempo da vida do aluno.
EDUCAÇÃO FÍSICA:Rodas cantadas, ginástica historiada, pequenos jogos.