RIO GRANDE DO SUL: SUA HISTÓRIA, SUAS BELEZAS E SEUS ENCANTOS
“ “As belezas do Rio Grande do Sul são as cachoeiras, cascatas. Eu acho muito bom esse estudo para aprendermos mais.”
Larissa Alves Anhaya | aluno(a)
“ “Eu acho que é um programa bem importante no desenvolvimento das crianças.” (Neldi Nelsi Correa )
“Esse projeto ajuda muito no desempenho escolar. E também no desempenho pessoal. Eu adoro esse programa e não quero que ele termine.”
Elidiana Rosa Gomes | responsável
Pergunta Exploratória
Que conhecimentos o Rio Grande do Sul nos apresenta?
Expedição Investigativa
- Expedição na Usina Hidrelétrica do Rio Passo Fundo e a Ametista do Sul para explorar as riquezas e belezas naturais de nosso estado.
Objetivos
Investigar e conhecer a diversidade do nosso espaço riograndense, o povo gaúcho, seu trabalho, suas origens, sua história, as belezas e riquezas naturais a fim de agregar valor a nossa cultura com fundamento na busca de novas vivências.
Comunidade de Aprendizagem
Alunos, professores, comunidade, Secretaria Municipal de Educação, guias turísticos, equipe técnica da Usina Hidrelétrica do Rio Passo Fundo – CASAP.
Articulação com o currículo
LINGUAGEM: Produção textual, leituras de gêneros textuais (poesias, contos gauchescos), expressão oral. ARTES: Músicas gauchescas, brincadeiras, desenhos, pinturas, observação e (re)leitura de obras de arte, artistas gauchescos e regionais. MATEMÁTICA: Situações problemas, cálculos, gráficos e tabelas, economia e desenvolvimento do RS, índices estatísticos, custos, benefícios, impostos e juros. HISTÓRIA: RS: o gaúcho, os colonizadores europeus, os indígenas no RS, o indígena e o negro, a escravidão, cultura, a erva mate, missões Jesuiticas, fronteiras, tratados e guerras. GEOGRAFIA: O espaço geográfico do RS e sua construção, Capital do estado, os tropeiros e as estâncias, clima, relevo, hidrografia, paisagem regional, agricultura, economia, importação e exportação. CIÊNCIAS: RS: Recursos naturais/meio ambiente, geração de energia, desertificação, cuidados e preservação: Mata Atlântica e biomas. ENSINO RELIGIOSO – Respeito às diferenças, valores (família, escola e sociedade).