Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

RIO GRANDE DO SUL: SUA HISTÓRIA, SUAS BELEZAS E SEUS ENCANTOS “As belezas do Rio Grande do Sul são as cachoeiras, cascatas. Eu acho muito bom esse estudo para aprendermos mais.”
Larissa Alves Anhaya | aluno(a)
“Eu acho que é um programa bem importante no desenvolvimento das crianças.” (Neldi Nelsi Correa )

“Esse projeto ajuda muito no desempenho escolar. E também no desempenho pessoal. Eu adoro esse programa e não quero que ele termine.”
Elidiana Rosa Gomes | responsável
Pergunta Exploratória

Que conhecimentos o Rio Grande do Sul nos apresenta?

Expedição Investigativa

- Expedição na Usina Hidrelétrica do Rio Passo Fundo e a Ametista do Sul para explorar as riquezas e belezas naturais de nosso estado.

Objetivos

Investigar e conhecer a diversidade do nosso espaço riograndense, o povo gaúcho, seu trabalho, suas origens, sua história, as belezas e riquezas naturais a fim de agregar valor a nossa cultura com fundamento na busca de novas vivências.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos, professores, comunidade, Secretaria Municipal de Educação, guias turísticos, equipe técnica da Usina Hidrelétrica do Rio Passo Fundo – CASAP.

Articulação com o currículo

LINGUAGEM: Produção textual, leituras de gêneros textuais (poesias, contos gauchescos), expressão oral. ARTES: Músicas gauchescas, brincadeiras, desenhos, pinturas, observação e (re)leitura de obras de arte, artistas gauchescos e regionais. MATEMÁTICA: Situações problemas, cálculos, gráficos e tabelas, economia e desenvolvimento do RS, índices estatísticos, custos, benefícios, impostos e juros. HISTÓRIA: RS: o gaúcho, os colonizadores europeus, os indígenas no RS, o indígena e o negro, a escravidão, cultura, a erva mate, missões Jesuiticas, fronteiras, tratados e guerras. GEOGRAFIA: O espaço geográfico do RS e sua construção, Capital do estado, os tropeiros e as estâncias, clima, relevo, hidrografia, paisagem regional, agricultura, economia, importação e exportação. CIÊNCIAS: RS: Recursos naturais/meio ambiente, geração de energia, desertificação, cuidados e preservação: Mata Atlântica e biomas. ENSINO RELIGIOSO – Respeito às diferenças, valores (família, escola e sociedade).


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL ALBERTO ROSSETTO

Diretor
Moreno Antônio Pereira Kujawinski

Turma
5º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
17

Educadores
Carla Blanger
Luzia Bordin Barbacovi
Marissandra Todero

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Quatro Irmãos

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUATRO IRMAOS

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Está sendo importante desenvolver este projeto com o quinto ano. O RS é um ponto forte a ser estudado de forma ampla e sistemática neste ano. Os alunos tem prazer em desenvolver os trabalhos, eles perguntam, leem e pesquisam sobre o RS, já que alguns passeios serão feitos para dar sentido às produções. Nos sentimos realizadas com o envolvimento dos alunos com este projeto.”
Carla Blanger, Luzia Bordin Barbacovi e Marissandra Todero | Professor(a)