OBSERVAR E CRIAR
“ “Eu gostei muito, achei alguns legumes, chás, frutas e saladas. Tinha uma composteira para fazer adubo. Eu fui com meus colegas e professores, foi muito, muito legal. "
MARIA EDUARDA DE VALLE | aluno(a)
“ “Na minha opinião esse projeto tem iniciativa de responsabilidade social que promove a cooperção e a cidadania. Por meio desse se desenvolve o empreendedorismo, solidariedade, diálogo, justiça e respeito á diversidade, contribuindo com o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes e jovens.”
MARISETE MUSTCHALL | responsável
Pergunta Exploratória
O que este espaço nos fala? O que ele nos ensina?
Expedição Investigativa
Expedição à horta comunitária, observando o trajeto que nos leva até a mesma.
Objetivos
Despertar o interesse por alimentos naturais, percebendo a importância da horta e seus alimentos para uma alimentação saudável.
Comunidade de Aprendizagem
Para melhor desenvolver o projeto será contado com o apoio da comunidade escolar, pais alunos professores funcionários, agrônoma da Emater, nutricionista, feirantes, participantes da horta.
Articulação com o currículo
Linguagens : Leitura; Compreensão/ interpretação relatos; Produção textual; Expressão oral; Expressão escrita. Matemática: Histórias matemáticas; Números naturais; Gráfico. Ciências Humanas e da Natureza: Usos do solo, características; Seu lugar de vivência/ atividades desenvolvidas.
ESTRATÉGIAS (listagem de atividades a serem realizadas)
Visita à feira do município;
Plantio de mudas (saladas e temperos);
Registros por escrita e desenhos;
Entrevista;
Gráficos;
Contação de histórias;
Construção da horta suspensa;
Debates / conversas sobre o assunto;
Construção da pirâmide alimentar.