DESCOBRINDO O MUNDO ATRAVÉS DA LEITURA
Pergunta Exploratória
O que posso ler neste espaço?
Expedição Investigativa
Nos diversos ambientes da escola: salas de aula, biblioteca, refeitório, corredores, salas da secretaria, com o objetivo de percebermos as diversas formas que podemos realizar leituras, não somente da leitura escrita.
Durante a expedição, as crianças demonstraram grande interesse em ler tudo o que encontravam nos ambientes da escola, interagiam e questionavam quando havia dúvidas.
Encerramos a expedição investigativa com um momento para leitura na biblioteca da escola.
Objetivos
Vivenciar aprendizagens associadas à exploração da realidade que o cerca, oportunizando situações de leitura de mundo.
Utilizar a leitura de forma prazerosa na sua vivência diária, possibilitando o desenvolvimento do senso crítico e desenvolvendo a percepção das diversas formas de leitura.
Comunidade de Aprendizagem
Comunidade escolar, alunos, professores, família, funcionários da escola.
Articulação com o currículo
Linguagens: Contextos e práticas; Jogos; Leitura e escuta; Decodificação e fuência da leitura; Formação do leitor; Compreensão da leitura; Análise lingupitica e semiótica; Estratégias de leitura; Oralidade.
Matemática: Leitura, escrita e comparação dos números; Composição e decomposição; Leitura dos fatos; Geometria; Grandezas e medidas.
Ciências da natureza: Vida e evolução.
Ciências Humanas: O sujeito e seu lugar no mundo; Conexões e escalas; Mundo do trabalho; A comunidade e seus registros; As formas de registrar as experiências da comunidade.
Ensino religioso: Identidade e alteridades.
ESTRATÉGIAS
• Criação do cantinho da leitura;
• Contação de histórias;
• Produção textual;
• Confecção de cartaz;
• Observação e reprodução de imagens e/ou paisagens;
• Dramatização;
• Reprodução de histórias;
• Caixa dos sentidos;
• Varal dos gêneros textuais;
• Hora do conto;
• Registros em forma de desenho e escrito.
• Registros criativos;
• Pesquisa: O que você lê?