Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

LER É ARTE, ACELERANDO NA APRENDIZAGEM “A leitura e a escrita são muito importantes para a minha aquisição de informação, novos conhecimentos, ampliação do vocabulário e da ortografia correta, bem como desenvolver a habilidade da expressão oral.”
Ivanete Maria Alves Ferreira | aluno(a)
“A realização desse projeto é de fundamental importância, pois permite que nossos alunos aprimorem a leitura a escrita, melhorem o vocabulário, sua expressão oral, sua criatividade e imaginação”.
Cleonice Ferrarez Binder | responsável
Pergunta Exploratória

Qual a importância da leitura e da escrita na modalidade EJA?

Expedição Investigativa

Na biblioteca da nossa escola e na sala de informática. Nos espaços físicos onde foi realizada a expedição os alunos foram analisando os espaços, tipos de literatura, possíveis mudanças na estrutura, bem como na organização e distribuição.

Objetivos

Despertar no educando o prazer pela leitura e aguçar seu potencial cognitivo e criativo, levar o educando da EJA a compreender que a leitura e a escrita são fontes inesgotáveis de conhecimento, além de promover o desenvolvimento do seu vocabulário, melhorando as formas ortográficas e orais possibilitando o acesso aos diversos tipos de leitura e de novos conhecimentos, pois tudo isso precisa ser compartilhado no meio escolar e na sociedade em geral.

Comunidade de Aprendizagem

Alunos do EJA, professores, direção, coordenação e comunidade.

Articulação com o currículo

Pesquisas sobre origem e criação da biblioteca.
Leitura de vários tipos de textos, contos, lendas, jornais, revistas, folders.

Linguagens:
Educação física. Gincana cultural.
Expressão oral e escrita e pesquisas.
Variações linguisticas.
Conceito de gênero textual; conto, explicação e leitura.
Contação de contos.
Ampliação do vocabulário e treinar dicção (línguas estrangeiras).

Matemática:
Figuras geométricas.
Perímetro, área.
Construção de gráfico.

Ciências da Natureza:
Pesquisa de textos informativos.
Realização de experiências no laboratório de ciências.

Ensino Religioso:
Resgate de valores.
Diferentes religiões presentes no município.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO QUATRO IRMÃOS

Diretor
Letânia Risson

Turma
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA

Número de alunos
16

Educadores
Zelir Martinelli Carus, Ângela Pereira, Marilaine Pereira Tartas, Cleusa Salete Vicari, Fernanda Piroli, Francisco

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Quatro Irmãos

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUATRO IRMAOS

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Achamos muito interessante o tema escolhido por nossos educandos pois é uma fonte inesgotável de conhecimento, onde leva-os a compreender que a leitura e a escrita precisam ser compartilhadas, entre os alunos, ser vista como uma forma de obter informação do cotidiano para a vida”.
Zelir Martinelli Carus | Professor(a)