Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
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Projeto

CIDADE SEM MEMÓRIA APAGA SUA HISTÓRIA “Na minha opinião acho que a realização de projetos é muito importante, no caso, o nosso vem nos proporcionar maior conhecimento sobre a história do nosso município, bem como o resgate da nossa cultura, das nossas origens e de como ocorreu a criação do nosso município”.
Raquel Cardoso | aluno(a)
“Na minha opinião, conhecer e aprofundar mais o conhecimento sobre a história do nosso município, nossa cultura, nossa origens é de grande importância, pois vai proporcionar aos nossos filhos uma clareza maior sobre a construção da nossa história e sanar muitas dúvidas que vem surgindo no decorrer dos anos”.
Marlene Cardoso | responsável
Pergunta Exploratória

Qual foi a contribuição da colonização judaica na Cidade de Quatro Irmãos?

Expedição Investigativa

Antigo Hospital Judeu, localizado na cidade de Quatro irmãos, onde foi visitado um Memorial – local para guardar a memória – do povo judeu, que ajudou na colonização do hoje Município. Documentário sobre o modo de vida dos colonos, imagens de como o Município mudou ao longo dos anos, tanto em sua infraestrutura, quanto no modo de vida das pessoas, painéis e objetos pertencentes a cultura Judia, com explicação descrita em cada módulo de exposição.

Objetivos

• Perceber a importância de se preservar a memória coletiva do povo judeu, um dos colonizadores do Município de Quatro Irmãos.
• Estabelecer maior articulação entre a escola e a comunidade, criar a cultura da preservação dos arquivos e valorizar a Educação.
• Conhecer e valorizar a história da comunidade, aprender a utilizar diferentes fontes de pesquisa, identificar colaboradores, fazer entrevistas e registros e respeitar a sua participação e a dos outros na construção da história da comunidade.

Comunidade de Aprendizagem

Direção, Coordenação Pedagógica, Professores, Alunos, Comunidade escolar, SICREDI. Memorial.

Articulação com o currículo

Linguagens
Expressão Oral; Elementos da narrativa; Personagens; Variações linguísticas; Respeito; Ampliação e construção do vocabulário (Língua Estrangeira); Treino da pronúncia (Inglês)
Matemática
Cálculos, custos e porcentagens; Construção de gráficos; Figuras geométricas; Perímetro, área, figuras geométricas
Ciências Humanas
Cultura e História da cidade; Dados geográficos e históricos
Ciências da Natureza
Textos informativos
Ensino Religioso
Busca e resgate de valores

ESTRATÉGIAS:
• Pesquisa sobre o tema envolvido usando como recurso a sala de informática.
• Apresentação em grupo, na sala de aula sobre o que foi pesquisado.
• Leitura de textos informativos sobre o tema em sala de aula.
• Exibição de um filme sobre a temática: A menina que roubava livros.
• Produção de redações com os estudantes sobre o tema do filme.
• Produção de um mural usando as redações dos estudantes.
• Produção de um Mapa mural com trechos do livro a Menina que roubava livros


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO QUATRO IRMÃOS

Diretor
Letânia Risson

Turma
9º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
18

Educadores
Jucelei Pertusati, Solange Rogalski, Clevi Sangali, Cleusa Salete Vicari, Angela Trierveiler, Fernanda Piroli, Marailaine Pereira Tartas, Letânia Risson, Angela Pereira, Floriza Piovesan, Táis Reginato, Marciane Remor, Maria de Lurdes Bernadão e Danusa Cardoso de Aguiar.

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Quatro Irmãos

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE QUATRO IRMAOS

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“A Expedição realizada mostrou a importância e interesse em conhecer o nosso passado, para que isso venha ajudar a entender o presente, tendo perspectivas futuras. O estudo da História local também permite avaliar melhor a noção de progresso. Geralmente fazemos uma ideia muito pequena do progresso do lugar onde vivemos. Tal ato nos permite conhecer como foi melhorado o lugar onde moramos, que pontos precisam ser melhorados assim como podemos ajudar a melhorar, sentindo-se parte desta história”.
Danusa Cardoso de Aguiar | Professor(a)