CIDADE SEM MEMÓRIA APAGA SUA HISTÓRIA
“ “Na minha opinião acho que a realização de projetos é muito importante, no caso, o nosso vem nos proporcionar maior conhecimento sobre a história do nosso município, bem como o resgate da nossa cultura, das nossas origens e de como ocorreu a criação do nosso município”.
Raquel Cardoso | aluno(a)
“ “Na minha opinião, conhecer e aprofundar mais o conhecimento sobre a história do nosso município, nossa cultura, nossa origens é de grande importância, pois vai proporcionar aos nossos filhos uma clareza maior sobre a construção da nossa história e sanar muitas dúvidas que vem surgindo no decorrer dos anos”.
Marlene Cardoso | responsável
Pergunta Exploratória
Qual foi a contribuição da colonização judaica na Cidade de Quatro Irmãos?
Expedição Investigativa
Antigo Hospital Judeu, localizado na cidade de Quatro irmãos, onde foi visitado um Memorial – local para guardar a memória – do povo judeu, que ajudou na colonização do hoje Município. Documentário sobre o modo de vida dos colonos, imagens de como o Município mudou ao longo dos anos, tanto em sua infraestrutura, quanto no modo de vida das pessoas, painéis e objetos pertencentes a cultura Judia, com explicação descrita em cada módulo de exposição.
Objetivos
• Perceber a importância de se preservar a memória coletiva do povo judeu, um dos colonizadores do Município de Quatro Irmãos.
• Estabelecer maior articulação entre a escola e a comunidade, criar a cultura da preservação dos arquivos e valorizar a Educação.
• Conhecer e valorizar a história da comunidade, aprender a utilizar diferentes fontes de pesquisa, identificar colaboradores, fazer entrevistas e registros e respeitar a sua participação e a dos outros na construção da história da comunidade.
Comunidade de Aprendizagem
Direção, Coordenação Pedagógica, Professores, Alunos, Comunidade escolar, SICREDI. Memorial.
Articulação com o currículo
Linguagens
Expressão Oral; Elementos da narrativa; Personagens; Variações linguísticas; Respeito; Ampliação e construção do vocabulário (Língua Estrangeira); Treino da pronúncia (Inglês)
Matemática
Cálculos, custos e porcentagens; Construção de gráficos; Figuras geométricas; Perímetro, área, figuras geométricas
Ciências Humanas
Cultura e História da cidade; Dados geográficos e históricos
Ciências da Natureza
Textos informativos
Ensino Religioso
Busca e resgate de valores
ESTRATÉGIAS:
• Pesquisa sobre o tema envolvido usando como recurso a sala de informática.
• Apresentação em grupo, na sala de aula sobre o que foi pesquisado.
• Leitura de textos informativos sobre o tema em sala de aula.
• Exibição de um filme sobre a temática: A menina que roubava livros.
• Produção de redações com os estudantes sobre o tema do filme.
• Produção de um mural usando as redações dos estudantes.
• Produção de um Mapa mural com trechos do livro a Menina que roubava livros