O LÚDICO E O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
“ “Eu gosto muito dos jogos da sala de aula. E gosto também daqueles que dá para levar pra casa”.
Jônatas de Moura dos Santos | aluno(a)
“ “Por serem alunos com certa limitação intelectual e, em casos, motora, cada novo aprendizado que observamos surgir transforma-se na superação de uma barreira a cada novo dia. Em muitos casos, os conteúdos convencionais da sala de aula regular não exercem uma capacidade significativa no desenvolvimento intelectual. Estimulá-los “forçar” a mente, dentro de um contexto planejado e organizado é de grande valia para que as crianças atendidas pelo AEE melhorem suas capacidades intelectuais e sociais.”
Auxiliar AEE: Paulo H. Schenatto | responsável
Pergunta Exploratória
Como podemos contribuir na construção de aprendizagens mais significativas para alunos com deficiência intelectual?
Expedição Investigativa
A partir da observação diária na construção do conhecimento dos alunos com deficiência intelectual, percebe-se o grande interesse pelo brincar, cantar, jogar, dançar, atividades lúdicas que despertem seus interesses em aprender. Assim, ao se perguntar o que mais gostam de fazer e o que mais desperta interesse, de imediato a resposta é brincar. Reconhecendo o cenário da Sala de Recursos Multifuncional, dar-se-á ênfase à ludicidade, pois torna o processo ensino aprendizagem mais prazeroso.
Objetivos
• Estimular a utilização dos jogos e brincadeiras como facilitadores da aprendizagem e desenvolvimento do aluno com deficiência intelectual;
• Utilizar recursos didático pedagógicos que estimulem a criatividade e a imaginação, para potencializar e viabilizar o desenvolvimento integral da criança com necessidades educativas especiais.
Comunidade de Aprendizagem
Para o desenvolvimento deste projeto serão envolvidos os alunos que frequentam a Sala de Recursos Multifuncional, professora regente, monitores, coordenação pedagógica, direção escolar, bem como a interação com os alunos da sala regular em que estão inseridos.
Articulação com o currículo
O desenvolvimento deste projeto perpassará diversas áreas do conhecimento:
Português e linguagens:
- Leitura de textos diversificados;
- Produção escrita coletiva;
Matemática e reaciocinio lógico:
- Números e Quantidades
- Seriação,ordenação
- Situações e problemas matemáticos
Artes e expressão corporal:
- Criatividade
- Imaginação
- Musicalidade
- Dança, ritmo
- Rimas
- Dramatização
Educação Física:
- Equilíbrio
- Lateralidade
Ensino Religioso e temas transversais:
- Valores
- Cooperação
- Trabalho em equipe
- Solidariedade
- Eu e o outro
- Meio ambiente