DESCOBRINDO O MUSEU PÚBLICO MUNICIPAL DO IMIGRANTE
“ “Eu acho esse projeto muito importante, porque é um modo de fazer a nova geração criada em meio a essa tecnologia, aprender sobre as coisas do passado, como tudo se iniciou. Aprender sobre as pessoas importantes do município e como tudo isso se desenvolveu até chegar nos dias de hoje”.
Marco Antônio Tortelli | aluno(a)
“ “Muito importante esse trabalho que busca o resgate de como foi o inicio de nosso municipio desde os primeiros colonizadores, como se organizaram para desenvolver suas atividades, questões culturais, equipamentos que eram utilizados nas atividades do dia-a-dia. Precisamos preservar nossa história, só assim saberemos reconhecer, dando o devido valor às coisas que temos hoje.”
Rene F. Tortelli | responsável
Pergunta Exploratória
Qual a importância do museu para a história do nosso município?
Expedição Investigativa
Museu Municipal do Imigrante: conhecer sobre os artefatos guardados e catalogados no museu, assim como a sua importância histórico cultural para o povo jacutinguense. Os alunos foram acompanhados pelos professores responsáveis, pela ex professora Nadir Menin Tortelli, idealizadora do museu do imigrante de Jacutinga e também pelo responsável pelo museu, Lindemar Tortelli que esteve explanando sobre o acervo do museu e um pouco sobre a história de cada objeto catalogado.
Objetivos
● Conhecer o Museu Público Municipal do Imigrante e sua história.
● Participar de práticas que proporcionem um contato direto com os objetos que ajudam a interpretar o passado de uma comunidade.
● Observar como o trabalho era realizado pelos nossos desbravadores quando aqui chegaram e quais os instrumentos por eles utilizados.
Comunidade de Aprendizagem
Serão envolvidos alunos, professores, comunidade, palestrantes e colaboradores como o senhor Lindemar Tortelli, Profª Nadir Menin e pessoas entrevistadas pelos alunos na pesquisa de campo.
Articulação com o currículo
Registros.
Pesquisa e divulgação dos resultados para a comunidade.
Fotos.
Visitas ao museu.
Entrevistas às pessoas da comunidade.
Expressão oral.
Paralelo entre o que está guardado no Museu: instrumentos de trabalho utilizados na agricultura, os meios de comunicação e o que é utilizado hoje.
Personalidades do município: 1º Prefeito, 1º professor, 1ª parteira..., pesquisando sua biografia, seu trabalho realizado, entrevistando algum familiar, se possível.
Estratégias:
• Pesquisa sobre o tema, através de livros, internet e entrevistas a pessoas ligadas aos registros encontrados no museu (fotos, livros e objetos);
• Conscientização do educando e de todos os envolvidos sobre a importância de conhecer a história dos antepassados da nossa comunidade.
• Envolver os alunos, professores e comunidade no projeto, através da divulgação dos resultados.
• Desenvolver a capacidade criativa e investigativa do aluno.