HORTO MEDICINAL NA ESCOLA: FERRAMENTA PARA RESGATE, USO E CONHECIMENTO
“ “O projeto deste ano é muito importante para a nossa saúde, pois se trata de conhecermos os chás e seu uso correto. Fico imensamente feliz, pois minha família utiliza dos chás diariamente, e não sabemos exatamente como usá-los.”
Bernardo Tortelli | aluno(a)
“ Nos tempos em que vivemos ver uma escola abraçar um projeto com o assunto ervas medicinais, me deixou muito feliz. Acredito que as crianças vão começar a observar com outros olhos as ervas que os rodeiam, e levarão para suas casas essa experiência no resgate de uma cultura que tanto bem proporciona a todos nós.”
Leila Baldissera | responsável
Pergunta Exploratória
Pra que servem os chás?
Expedição Investigativa
No CETRE (Centro de Treinamento para Produtores do Município de Erechim): mini palestra com pessoas especializadas em ervas, onde foi possível ter uma noção das plantas medicinais, seu surgimento, e como cultivar essas ervas, tipos de hortas, as terapias feitas com as plantas, relação das plantas com o corpo humano, estimulando as pessoas a conhecerem seu próprio organismo. Visitação no espaço externo do CETRE, tendo uma noção dos possíveis tipos de horto para ser implantado em nossa escola.
Objetivos
- Educar, pesquisar, desenvolver, cultivar, beneficiar, e distribuir espécies medicinais, aromáticas e condimentares, produzindo resultados benéficos, proporcionando aos alunos o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinal e fitoterápico;
- Incentivar a produção e o uso de plantas medicinais e fitoterápicas no município de Jacutinga- RS, como alternativa de acalmar dores e inibir o uso de medicação química.
Comunidade de Aprendizagem
Os envolvidos no projeto será os alunos do 5° ano, professores, direção da escola, funcionários, família, Entidades parceiras: EMATER, UBS.
Articulação com o currículo
Ciências da Natureza: Algumas ervas mais comuns e suas características; quantidade (ml) de chá que poderá ser consumido;
Ciências Humanas: Área (espaço) onde mais é encontrada as ervas no município; costumes, crenças, e o surgimento das plantas mais antigas;
Linguagens: Relato das oficinas; desenho da planta estrutural do horto (boneco fitoterápico)
ESTRATÉGIAS
- Uma pesquisa foi realizada por meio de um questionário com o objetivo de levantar, o uso e o modo de preparo dos chás;
- Início da construção do boneco fitoterápico;
- Oficina de ervas medicinais, focando na macela, planta típica da nossa região, quantidade de chás que pode ser consumido e para que serve;
- Oficina de secagem de ervas para armazenamento;
- Oficina de sabonetes aromaticas de ervas, para uso externo e antisséptico.