Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
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Projeto

HORTO MEDICINAL NA ESCOLA: FERRAMENTA PARA RESGATE, USO E CONHECIMENTO “O projeto deste ano é muito importante para a nossa saúde, pois se trata de conhecermos os chás e seu uso correto. Fico imensamente feliz, pois minha família utiliza dos chás diariamente, e não sabemos exatamente como usá-los.”
Bernardo Tortelli | aluno(a)
Nos tempos em que vivemos ver uma escola abraçar um projeto com o assunto ervas medicinais, me deixou muito feliz. Acredito que as crianças vão começar a observar com outros olhos as ervas que os rodeiam, e levarão para suas casas essa experiência no resgate de uma cultura que tanto bem proporciona a todos nós.”
Leila Baldissera | responsável
Pergunta Exploratória

Pra que servem os chás?

Expedição Investigativa

No CETRE (Centro de Treinamento para Produtores do Município de Erechim): mini palestra com pessoas especializadas em ervas, onde foi possível ter uma noção das plantas medicinais, seu surgimento, e como cultivar essas ervas, tipos de hortas, as terapias feitas com as plantas, relação das plantas com o corpo humano, estimulando as pessoas a conhecerem seu próprio organismo. Visitação no espaço externo do CETRE, tendo uma noção dos possíveis tipos de horto para ser implantado em nossa escola.

Objetivos

- Educar, pesquisar, desenvolver, cultivar, beneficiar, e distribuir espécies medicinais, aromáticas e condimentares, produzindo resultados benéficos, proporcionando aos alunos o acesso seguro e o uso racional de plantas medicinal e fitoterápico;
- Incentivar a produção e o uso de plantas medicinais e fitoterápicas no município de Jacutinga- RS, como alternativa de acalmar dores e inibir o uso de medicação química.

Comunidade de Aprendizagem

Os envolvidos no projeto será os alunos do 5° ano, professores, direção da escola, funcionários, família, Entidades parceiras: EMATER, UBS.

Articulação com o currículo

Ciências da Natureza: Algumas ervas mais comuns e suas características; quantidade (ml) de chá que poderá ser consumido;
Ciências Humanas: Área (espaço) onde mais é encontrada as ervas no município; costumes, crenças, e o surgimento das plantas mais antigas;
Linguagens: Relato das oficinas; desenho da planta estrutural do horto (boneco fitoterápico)

ESTRATÉGIAS
- Uma pesquisa foi realizada por meio de um questionário com o objetivo de levantar, o uso e o modo de preparo dos chás;
- Início da construção do boneco fitoterápico;
- Oficina de ervas medicinais, focando na macela, planta típica da nossa região, quantidade de chás que pode ser consumido e para que serve;
- Oficina de secagem de ervas para armazenamento;
- Oficina de sabonetes aromaticas de ervas, para uso externo e antisséptico.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DR. DARVILE DALL’ OGLIO

Diretor
Patrícia Nazzari

Turma
5º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
15

Educadores
Andressa Durante Lazzari e Francieli Baldissera

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Jacutinga

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JACUTINGA

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“Muito dos remédios que tomamos advém de plantas. Esse projeto visa à importância da utilização das plantas medicinais como alternativa de medicamento natural, fazendo com que melhoramos a qualidade de vida da população, e o contato do aluno com o meio ambiente e também a noção de equilíbrio e sustentabilidade do meio em que estão inseridos.”
Francieli Baldissera | Professor(a)