Classificação:
Período de desenvolvimento: 2019 - 1° semestre
VOLTAR

Projeto

A VIDA NO CAMPO E NA CIDADE: SUSTENTABILIDADE ALIADA À QUALIDADE DE VIDA “Eu gostei muito desse projeto porque nos ajuda a conhecer e valorizar o que tem no nosso município.”
João Pedro Andretta | aluno(a)
“Esse projeto é importante, pois além dos alunos aprenderem o conteúdo em sala de aula, eles irão obter um conhecimento extra de tudo que o município pode apresentar para casa um. Dentre isso, os mesmos irão ter conhecimento da realidade que os cercam, compreender e com isso desenvolver o senso crítico.”
Nair Fracaro | responsável
Pergunta Exploratória

Como é o trajeto de casa até a escola?

Expedição Investigativa

A expedição investigativa aconteceu através de observações realizadas pelos estudantes no trajeto que cada um percorre de casa até a escola. Observando o que tem no trajeto, qual a distância, o tempo que demora, o que gosta do trajeto, o que gostaria que fosse diferente, enfim tudo que fosse relevante para os estudantes durante o trajeto.

Objetivos

Vivenciar uma aprendizagem associada à exploração da realidade que o cerca.
Explorar as áreas do ambiente em que vivemos e assim a valorização peculiaridades do nosso município.
Compreender sobre a sustentabilidade no dia a dia do campo e assim aprimorar a aprendizagem dos educandos.
Possibilitar o desenvolvimento do senso crítico.

Comunidade de Aprendizagem

Comunidade, alunos, professores, família, funcionários da escola, entidades parceiras, Prefeito, representantes do museu..

Articulação com o currículo

Linguagens: Leitura/escuta; Produção de textos; Oralidade; Análise linguística/semiótica;
Matemática: Probabilidade e estatística; Geometria; Grandezas e medidas.
Ciências da natureza: Vida e evolução; Natureza, ambientes e qualidade de vida.
Ciências Humanas: O sujeito e seu lugar no mundo; Conexões e escalas; Mundo do trabalho; Circulação de pessoas, produtos e culturas.
Ensino Religioso: Valores.

ESTRATÉGIAS
• Leituras;
• Interpretações;
• Produções textuais;
• Maquetes;
• Cartazes;
• Pinturas;
• Gráficos e tabelas;
• Visitas práticas;
• Entrevistas.


Ficha Técnica
Escola
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL Dr. DARVILE DALL’OGLIO

Diretor
Patrícia Nazzari

Turma
4º Ano Ensino Fundamental

Número de alunos
20

Educadores
Andressa Durante Lazzari e Franciele Baldissera

Estado
Rio Grande do Sul

Município
Jacutinga

Cooperativa
SICREDI ESTAÇÃO RS

Agêcia
UNIDADE DE ATENDIMENTO DE JACUTINGA

Apoiadores
Smec e Sicredi

Assessoria Pedagógica
Me. Gisele Maria Tonin da Costa
“O projeto tem grande relevância para os educandos, pois a partir dele estamos vivenciando e explorando as potencialidades que o nosso município oferece. Também destacam-se as formas de sustentabilidade existente em nosso município e a relevância de cada uma para a sociedade. Com isso, construímos uma aprendizagem significativa para os educandos a partir do meio em que vivem e assim poderão tornar-se cidadãos conscientes e críticos.”
Andressa Durante Lazzari | Professor(a)